Resumo |
A pesquisa científica é a exploração, investigação e aprendizado de novas informações que vão solucionar problemas encontrados na sociedade, enfatizando a necessidade de um vínculo direto entre a pesquisa e a população, de forma que a pesquisa auxilie na construção de uma perspectiva de inclusão social. Nesse âmbito, é preciso reforçar os meios que conectam a sociedade ao meio acadêmico, como as mídias sociais, que funcionam como um mediador entre essas duas esferas. O Grupo de Pesquisa SICon desenvolve pesquisas inovadoras e sustentáveis no contexto da construção civil, aos quais são divulgadas nas redes sociais, sendo que os principais canais de comunicação são o Instagram, o ResearchGate e o LinkedIn. Nesse sentido, é fundamental analisar, mensalmente, as métricas de alcance e engajamento da divulgação científica produzida pelo grupo nas redes sociais, uma vez que os dados obtidos auxiliam no planejamento de novas estratégias de comunicação, a fim de ampliar ainda mais a rede de comunicação científica do grupo. A metodologia se deu, primeiramente, pela separação dos tipos de postagens em: divulgação de pesquisa científica; divulgação de oportunidade de estágio e divulgação de defesa de mestrado. Essas postagens são analisadas de acordo com o número de acessos, curtidas e compartilhamentos. No instagram e LinkedIn, esses dados são facilmente obtidos, porém no ResearchGate somente é possível analisar os acessos das divulgações de pesquisa científica. A partir do levantamento de dados obtidos é possível analisar e comparar os resultados e auxiliar no planejamento estratégico de divulgação do grupo, uma vez que é determinado qual rede social é mais engajada, qual perfil de post consegue maior alcance, a quais perfis pessoais os conteúdos atendem, entre outros. O estudo em andamento poderá indicar quais estratégias e atividades de divulgação são necessárias para ampliar o principal objetivo do SICon, que é a democratização do ensino e da extensão, de forma a contribuir para o impulsionamento da propagação responsável do conhecimento científico, além de mostra da importância da construção de uma análise metodológica para se chegar aos resultados esperados. Portanto, conclui-se a importância de análise das métricas das redes sociais utilizadas pelo grupo, contribuindo para melhores estratégias de veiculação das pesquisas científicas e consequentemente, para a democratização do acesso à informação científica. |