“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17129

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia civil
Setor Departamento de Engenharia Civil
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gabriela Moreira Silva
Orientador JOSE MARIA FRANCO DE CARVALHO
Outros membros Ariel Miranda de Souza, João Pedro Martins Pereira, LEONARDO GONCALVES PEDROTI, Marília Luise de Assis
Título A divulgação da pesquisa científica nas redes sociais: estudo de caso na área de construção civil
Resumo A pesquisa científica é a exploração, investigação e aprendizado de novas informações que vão solucionar problemas encontrados na sociedade, enfatizando a necessidade de um vínculo direto entre a pesquisa e a população, de forma que a pesquisa auxilie na construção de uma perspectiva de inclusão social. Nesse âmbito, é preciso reforçar os meios que conectam a sociedade ao meio acadêmico, como as mídias sociais, que funcionam como um mediador entre essas duas esferas. O Grupo de Pesquisa SICon desenvolve pesquisas inovadoras e sustentáveis no contexto da construção civil, aos quais são divulgadas nas redes sociais, sendo que os principais canais de comunicação são o Instagram, o ResearchGate e o LinkedIn. Nesse sentido, é fundamental analisar, mensalmente, as métricas de alcance e engajamento da divulgação científica produzida pelo grupo nas redes sociais, uma vez que os dados obtidos auxiliam no planejamento de novas estratégias de comunicação, a fim de ampliar ainda mais a rede de comunicação científica do grupo. A metodologia se deu, primeiramente, pela separação dos tipos de postagens em: divulgação de pesquisa científica; divulgação de oportunidade de estágio e divulgação de defesa de mestrado. Essas postagens são analisadas de acordo com o número de acessos, curtidas e compartilhamentos. No instagram e LinkedIn, esses dados são facilmente obtidos, porém no ResearchGate somente é possível analisar os acessos das divulgações de pesquisa científica. A partir do levantamento de dados obtidos é possível analisar e comparar os resultados e auxiliar no planejamento estratégico de divulgação do grupo, uma vez que é determinado qual rede social é mais engajada, qual perfil de post consegue maior alcance, a quais perfis pessoais os conteúdos atendem, entre outros. O estudo em andamento poderá indicar quais estratégias e atividades de divulgação são necessárias para ampliar o principal objetivo do SICon, que é a democratização do ensino e da extensão, de forma a contribuir para o impulsionamento da propagação responsável do conhecimento científico, além de mostra da importância da construção de uma análise metodológica para se chegar aos resultados esperados. Portanto, conclui-se a importância de análise das métricas das redes sociais utilizadas pelo grupo, contribuindo para melhores estratégias de veiculação das pesquisas científicas e consequentemente, para a democratização do acesso à informação científica.
Palavras-chave pesquisa científica, divulgação, métricas
Forma de apresentação..... Vídeo
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