“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17122

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Serviço social
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Kaynara Ananda Zanith
Orientador KESIA SILVA TOSTA
Outros membros Ana Beatriz dos Santos Paes, Jessica Miranda Winter, Karem Gabriely Eustaquio Roque, Milena Nascimento de Oliveira
Título Projeto de extensão do serviço social no programa casa das mulheres: “serviço social e feminismo: democratizando conhecimento sobre os direitos sociais”
Resumo O Programa de Extensão “Casa das Mulheres” é um projeto interdisciplinar, intersetorial e interseccional que tem como objetivo o atendimento, acolhimento, orientação, capacitação e apresentação de ações no enfrentamento a violência contra mulher. O programa foi a primeira proposta no município de Viçosa/MG de diligência no enfrentamento a violência contra mulher compreendida enquanto fenômeno emaranhado, constituído pela desigualdades de gênero e intensificado por questões de raça e classe. A “Casa das Mulheres” retoma suas atividades no início de 2022 após dois anos de portas fechadas e se organiza em 4 (quatro) principais eixos, que são: 1) Produção de informação sobre violência contra mulheres; 2) Formação de estudantes e trabalhadoras/es em temáticas relacionadas a desigualdade de gênero e violência; 3) Mobilização, comunicação e educação para enfrentamento a violência; 4) Atendimento às mulheres em situação de violência. O Projeto de Extensão “Serviço Social e Feminismo: democratizando conhecimento sobre os direitos sociais”, que se articula ao eixo 4 do Programa de Extensão “Casa das Mulheres”, visa a construção de ações e propostas para desconstruir a estrutura de violência e violação de direitos às mulheres e fortalecer a luta feminista. De forma a contribuir para potencializar a formação das estudantes de Serviço Social, a partir da interlocução da universidade e sociedade de modo a coletivizar, por meio de processos didáticos, educativos consentâneos, o saber produzido na universidade em benefício de grupos e comunidades. Dessa forma, vem assegurando um atendimento humanizado e multidisciplinar às mulheres em situação de violência, a fim de compreender suas demandas, orientando sobre os direitos e realizando encaminhamentos aos serviços da Rede Protetiva Não Especializada de Viçosa-MG, com vistas à democratização de informações sobre os direitos sociais e do acesso às políticas sociais. O projeto propõe também, realizar debates sobre o tema em toda a rede socioassistencial da política de Assistência Social do município, pensando no fortalecimento da responsabilidade do Estado em relação às políticas sociais, a desconstrução da lógica patriarcal que reitera a violência e opressão de gênero. Contudo, o projeto fortalece os princípios profissionais e a formação dos estudantes a fim de refletir na construção de uma formação crítica, respaldada no compromisso ético da profissão e da garantia de direitos dos sujeitos sociais e propor ações que rompam com as estruturas patriarcais. Uma vez que, o Serviço Social baseia sua linha de intervenção nos princípios da liberdade, democracia, emancipação e garantia de acesso aos direitos sociais, se manifestando contra toda forma de preconceito, opressão e violência.
Palavras-chave Palavras-chave: Casa das Mulheres, Extensão, Serviço Social
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,67 segundos.