Resumo |
As metodologias de ensino centradas no estudante (MECE) são métodos alternativos de ensino-aprendizagem, onde o discente é a figura central do conhecimento e o docente possui o papel de um guia, com a principal finalidade de nortear o aprendizado. Diferentemente das metodologias tradicionais, onde o docente é quem define a dinâmica da sala de aula, as MECE fortalecem o papel ativo dos estudantes, promovendo trocas de experiências entre os envolvidos. Exemplos claros de MECE são a instrução por pares, a sala de aula invertida, a gamificação, dentre outros. A gamificação é um exemplo prático das MECE, em que se utilizam técnicas de jogos para a transmissão de conhecimento, tendo como vantagens a sensação de progresso na aprendizagem, a colaboratividade e o fortalecimento do processo criativo. Os role playing games (RPGs) são exemplos claros da gamificação e são jogos interpretativos, onde os jogadores assumem o papel de personagens que estão submetidos a um universo fictício e narrado por um orientador, chamado de mestre. Os RPGs podem ser utilizados como estratégia de gamificação no ensino, com foco no ensino de física moderna; basta que sejam desenvolvidos roteiros que contemplem os conteúdos abordados em sala de aula. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi a criação de um RPG com a temática de física moderna, para a aplicação em salas de aula de ensino médio e superior e a verificação do RPG como MECE por meio da aplicação de questionários e análises quali-quantitativas de dados. O público alvo foi discentes dos níveis médio e superior, bem como seus respectivos docentes e todo o sistema escolar e universitário envolvidos. A primeira etapa da metodologia foi o estudo de embasamento teórico acerca de métodos de ensino, com foco em MECE e na gamificação, para a criação de um sistema de RPG que pudesse ser utilizado em salas de aula. Posteriormente, ocorreu a criação da primeira narrativa do RPG, denominada A Vingança de Newton, bem como seus sistemas e guias, chamados de salas e manuais do mestre e do jogador e foi desenvolvida uma biografia dos personagens a serem escolhidos pelos estudantes. Em seguida, foram desenvolvidos três questionários, dois para aferir o conhecimento de física moderna, prévio e posterior dos alunos à aplicação do RPG e um sobre percepção de aprendizagem e, para a aplicação da pesquisa com os discentes, o projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. A aventura de RPG desenvolvida foi aplicada na VI Semana da Física da UFV-CAF e na Gen Con Online, ambas em 2021, e o sistema de jogo, que antes contava com apenas dois atributos (teórico e experimental) foi ampliado, agora possuindo 5: lógico-matemático, social, conceitual, experimentação e percepção. Os questionários ainda não foram aplicados e possuem perspectiva de aplicação em breve, porém novas 3 aventuras de RPG estão sendo desenvolvidas: modelos atômicos, estrutura eletrônica dos átomos e relatividade restrita. |