“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17116

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física Geral
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE, Outros
Primeiro autor Maria Rita Vasconcelos Brandão Souza
Orientador LEONARDO ANTONIO MENDES DE SOUZA
Outros membros Luís Henrique de Freiras
Título Desenvolvimento de um RPG (role playing game) para o ensino de física moderna
Resumo As metodologias de ensino centradas no estudante (MECE) são métodos alternativos de ensino-aprendizagem, onde o discente é a figura central do conhecimento e o docente possui o papel de um guia, com a principal finalidade de nortear o aprendizado. Diferentemente das metodologias tradicionais, onde o docente é quem define a dinâmica da sala de aula, as MECE fortalecem o papel ativo dos estudantes, promovendo trocas de experiências entre os envolvidos. Exemplos claros de MECE são a instrução por pares, a sala de aula invertida, a gamificação, dentre outros. A gamificação é um exemplo prático das MECE, em que se utilizam técnicas de jogos para a transmissão de conhecimento, tendo como vantagens a sensação de progresso na aprendizagem, a colaboratividade e o fortalecimento do processo criativo. Os role playing games (RPGs) são exemplos claros da gamificação e são jogos interpretativos, onde os jogadores assumem o papel de personagens que estão submetidos a um universo fictício e narrado por um orientador, chamado de mestre. Os RPGs podem ser utilizados como estratégia de gamificação no ensino, com foco no ensino de física moderna; basta que sejam desenvolvidos roteiros que contemplem os conteúdos abordados em sala de aula. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi a criação de um RPG com a temática de física moderna, para a aplicação em salas de aula de ensino médio e superior e a verificação do RPG como MECE por meio da aplicação de questionários e análises quali-quantitativas de dados. O público alvo foi discentes dos níveis médio e superior, bem como seus respectivos docentes e todo o sistema escolar e universitário envolvidos. A primeira etapa da metodologia foi o estudo de embasamento teórico acerca de métodos de ensino, com foco em MECE e na gamificação, para a criação de um sistema de RPG que pudesse ser utilizado em salas de aula. Posteriormente, ocorreu a criação da primeira narrativa do RPG, denominada A Vingança de Newton, bem como seus sistemas e guias, chamados de salas e manuais do mestre e do jogador e foi desenvolvida uma biografia dos personagens a serem escolhidos pelos estudantes. Em seguida, foram desenvolvidos três questionários, dois para aferir o conhecimento de física moderna, prévio e posterior dos alunos à aplicação do RPG e um sobre percepção de aprendizagem e, para a aplicação da pesquisa com os discentes, o projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. A aventura de RPG desenvolvida foi aplicada na VI Semana da Física da UFV-CAF e na Gen Con Online, ambas em 2021, e o sistema de jogo, que antes contava com apenas dois atributos (teórico e experimental) foi ampliado, agora possuindo 5: lógico-matemático, social, conceitual, experimentação e percepção. Os questionários ainda não foram aplicados e possuem perspectiva de aplicação em breve, porém novas 3 aventuras de RPG estão sendo desenvolvidas: modelos atômicos, estrutura eletrônica dos átomos e relatividade restrita.
Palavras-chave ensino de física, física moderna, gamificação
Forma de apresentação..... Vídeo
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