“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17092

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FNDE
Primeiro autor Ana Carolina Mendes Silva
Orientador OSVALDO COSTA MOREIRA
Outros membros Antonio Carlos Marques Pires, Gabriela Sthefany Alves Silva, Guilherme Leite de Oliveira, Ítalo Santiago Alves Viana
Título Jornada PET: uma perspectiva educacional para celebrar a educação libertadora!
Resumo Para Paulo Freire, a educação pode ser definida como o processo constante de criação do conhecimento e de busca da transformação-reinvenção da realidade pela ação-reflexão humana. A jornada PET do grupo PET-Educação da UFV campus Florestal, certamente encaixa-se como um processo educativo, pois proporcionou a construção coletiva de conhecimento, bem como a reflexão sobre diversos assuntos relacionados ao cenário educacional atual. Tendo como público alvo professores, profissionais da educação, licenciandos e estudantes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação. A Jornada PET é um evento que oportuniza discussões aprofundadas e se propõe a estimular o pensamento crítico e auxiliar os envolvidos a refletir sobre temas abordados, a fim de melhorar, gradativamente, a inserção do aluno na graduação e na pós-graduação, bem como, a aplicação desse pensamento crítico e libertador, no seu fazer cotidiano. Em comemoração ao centenário de Paulo Freire, em 2021, a jornada PET foi intitulada “100 anos de Paulo Freire celebrando a educação libertadora” e buscou divulgar as experiências vivenciadas pelos profissionais convidados, bem como construir conjuntamente o conhecimento por meio da interação, reflexão e discussão. A atividade foi realizada de forma on-line, em virtude da pandemia da COVID-19. Isso colaborou para um maior número de participantes e uma troca mais enriquecedora de conhecimento. Ela foi realizada no formato de palestras e rodas de conversa, entre os palestrantes convidados, nas quais os inscritos poderiam expressar suas dúvidas e opiniões pelo chat. Usou-se a plataforma StreamYard, com transmissão ao vivo pelo YouTube. O evento contou com quatro palestras em dois dias e, no terceiro dia, uma roda de conversa envolvendo os quatro palestrantes. Tendo como público educadores dos diferentes níveis de ensino, notou-se que, o formato remoto acabou com a limitação do fator geográfico permitindo que inscritos de diversas partes do país tivessem acesso a essa troca de saberes e pudessem colaborar com as discussões realizadas, tornando este um processo educativo libertador e capacitando os indivíduos por meio da reflexão para a efetiva ação no mundo. Além disso, foram três dias de evento com grande interesse demonstrado por parte do público e significativo engajamento por parte dos palestrantes, que compartilharam relatos pessoais e acadêmicos relacionados a Paulo Freire e o seu legado para a Educação. Acredita-se que a Jornada PET contribuiu para a formação pessoal e profissional dos presentes, uma vez que, em um ambiente de diálogo e de troca mútua de conhecimentos e experiências, todos participam do processo de ensino/aprendizagem, refletindo sobre os temas e discussões abordados. Assim, esse evento teve sua contribuição para a construção cidadã, necessária às ativas mudanças e construções sociais.
Palavras-chave Paulo Freire, Educação libertadora, Jornada Pet
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,61 segundos.