Resumo |
Para Paulo Freire, a educação pode ser definida como o processo constante de criação do conhecimento e de busca da transformação-reinvenção da realidade pela ação-reflexão humana. A jornada PET do grupo PET-Educação da UFV campus Florestal, certamente encaixa-se como um processo educativo, pois proporcionou a construção coletiva de conhecimento, bem como a reflexão sobre diversos assuntos relacionados ao cenário educacional atual. Tendo como público alvo professores, profissionais da educação, licenciandos e estudantes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação. A Jornada PET é um evento que oportuniza discussões aprofundadas e se propõe a estimular o pensamento crítico e auxiliar os envolvidos a refletir sobre temas abordados, a fim de melhorar, gradativamente, a inserção do aluno na graduação e na pós-graduação, bem como, a aplicação desse pensamento crítico e libertador, no seu fazer cotidiano. Em comemoração ao centenário de Paulo Freire, em 2021, a jornada PET foi intitulada “100 anos de Paulo Freire celebrando a educação libertadora” e buscou divulgar as experiências vivenciadas pelos profissionais convidados, bem como construir conjuntamente o conhecimento por meio da interação, reflexão e discussão. A atividade foi realizada de forma on-line, em virtude da pandemia da COVID-19. Isso colaborou para um maior número de participantes e uma troca mais enriquecedora de conhecimento. Ela foi realizada no formato de palestras e rodas de conversa, entre os palestrantes convidados, nas quais os inscritos poderiam expressar suas dúvidas e opiniões pelo chat. Usou-se a plataforma StreamYard, com transmissão ao vivo pelo YouTube. O evento contou com quatro palestras em dois dias e, no terceiro dia, uma roda de conversa envolvendo os quatro palestrantes. Tendo como público educadores dos diferentes níveis de ensino, notou-se que, o formato remoto acabou com a limitação do fator geográfico permitindo que inscritos de diversas partes do país tivessem acesso a essa troca de saberes e pudessem colaborar com as discussões realizadas, tornando este um processo educativo libertador e capacitando os indivíduos por meio da reflexão para a efetiva ação no mundo. Além disso, foram três dias de evento com grande interesse demonstrado por parte do público e significativo engajamento por parte dos palestrantes, que compartilharam relatos pessoais e acadêmicos relacionados a Paulo Freire e o seu legado para a Educação. Acredita-se que a Jornada PET contribuiu para a formação pessoal e profissional dos presentes, uma vez que, em um ambiente de diálogo e de troca mútua de conhecimentos e experiências, todos participam do processo de ensino/aprendizagem, refletindo sobre os temas e discussões abordados. Assim, esse evento teve sua contribuição para a construção cidadã, necessária às ativas mudanças e construções sociais. |