“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17082

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia mecânica
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG, FUNARBE
Primeiro autor Douglas Borges Oliveira
Orientador PAULO CEZAR BUCHNER
Outros membros ALEXANDRE MARTINS REIS, Álisson Carlos Souza Rodrigues, CHARLES LUIS DA SILVA, Hyago Luciano de Faria Horta
Título Monitoramento de mancais de rolamentos via análise de vibrações: construção da bancada experimental.
Resumo A garantia da operação contínua e em plenas condições de máquinas e equipamentos é a função da manutenção mecânica. Nesse contexto, um grande avanço na indústria moderna foi o surgimento da manutenção preditiva. Atualmente é possível otimizar paradas e eliminar manutenções corretivas não planejadas por meio do monitoramento das condições de operação de ativos utilizando sensores para medir parâmetros que estão relacionados à saúde e integridade das máquinas. Uma dessas formas de monitoramento é utilizar acelerômetros para adquirir os sinais de vibrações. Mancais de rolamentos são elementos de máquinas fundamentais para qualquer máquina rotativa e grande parte das paradas inesperadas ocorrem devido às falhas nesses componentes. Existem muitos trabalhos que estudam os sinais de vibrações como meio de monitoramento das condições das máquinas, porém, observou-se que não foi feita uma relação adequada entre a evolução do defeito (dano em um dos elementos do rolamento) e o sinal de vibração. Assim, este trabalho se propõe a contribuir na ampliação desse conhecimento, o qual possibilitará determinar com maior exatidão as condições de integridade dos rolamentos com a evolução dos defeitos e definir critérios para sua substituição. Nesta etapa da pesquisa uma bancada experimental para monitorar a evolução de defeitos em rolamentos autocompensadores de esferas foi projetada e construída, cujo resultado é apresentado neste artigo. A passagem dos elementos rolantes sobre os defeitos nas pistas internas e externas gera altas frequências que tendem a aumentar sua intensidade e ampliar a banda de frequência com a evolução desses defeitos. Nesse sentido, uma dificuldade nesse tipo de análise é identificar e isolar as frequências de interesse. Para isso, pretende-se utilizar a técnica do envelope. A literatura fornece os valores de frequência de passagem para defeitos na pista interna, externa, elemento rolante ou gaiola e utilizando a técnica do envelope será possível encontrar essas frequências e investigá-las comparativamente com o espectro do mancal em boas condições. Este trabalho servirá como base para a criação de um dispositivo capaz de monitorar os rolamentos dos rodas de locomotivas e vagões. Locomotivas são ativos complexos e de alto valor agregado. Dado o risco de uma eventual falha, o que causará uma elevação descontrolada dos custos de manutenção desse ativo, é de fundamental importância o desenvolvimento de novas tecnologias e aprimoramento do métodos preditivos. Assim, pretende-se desenvolver um sistema para monitoramento de sinais de vibração que, entre várias aplicações, pode ser utilizado em rodas de locomotivas e vagões; compreendendo as fases de: detecção do início da falha, acompanhamento da evolução da falha, disparo de alarme e previsão da vida útil remanescente do rolamento; com fins de manutenção preditiva.
Palavras-chave Envelope, Curtose, Preditiva.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,69 segundos.