Resumo |
Introdução: Disponibilizada desde 1999 pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), a vacina de Influenza é oferecida atualmente para o público nas faixas de risco para desenvolvimento de possíveis complicações, pneumonias, hospitalização e morte (AZAMBUJA, 2022). Em 2022, a campanha se estendeu também para aplicação do imunizante contra sarampo, caxumba e rubéola (Tríplice Viral - SCR). A campanha tem o intuito de prevenir complicações decorrentes de tais doenças, evitar a circulação viral e uma possível sobrecarga do sistema de saúde. Objetivos: Descrever a estrutura organizacional da sala de vacinas do PSF central da cidade de Viçosa-MG, durante a campanha de Influenza e Sarampo, e a adesão da população à campanha de imunização. Métodos: A vacinação foi iniciada no dia 04/04/2022, ocorreu de segunda a sexta, no horário de 8h às 12h e 13h às 16h. Participaram dois mesários para registro dos dados no cartão de vacina e controle quantitativo, e um técnico de enfermagem que acompanha um aluno estagiário. O controle das vacinas foi realizado pela enfermeira responsável pelo setor, por meio de controle de estoque e através dos mapas. O cronograma de vacinação foi estruturado em duas etapas, de acordo com os seguintes grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos , idosos, trabalhadores da saúde, professores, gestantes e puérperas. Resultados: Houve uma procura dos imunizantes abaixo do esperado por parte da população, aumentando as chances da ocorrência de surtos e agravos decorrentes das doença. A meta estimada para a campanha de imunização contra influenza era a cobertura de 91% da população. No município de Viçosa, a meta não foi atingida, com 51,7% da população alvo vacinada, 13.743 pessoas imunizadas. A imunização com a Tríplice Viral alcançou 54,6% (3.738 pessoas) do público alvo, cuja a meta era de 95%. Conclusões: A realização da campanha no município de Viçosa, se mostra eficiente a longo prazo, com prevenção de casos de doenças como influenza, embora essa campanha apresentou adesão por parte da população inferior a meta esperada. Dessa forma, a campanha é de suma importância para a população e informações pertinentes a seu funcionamento devem ser amplamente divulgadas, para que assim a adesão às proximas campanhas seja maior. |