“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17070

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Catarina Zorzal Piazzarollo
Orientador BIANCA SENA GOMES
Título Experiência e profissionalização no CELIB
Resumo O presente projeto origina-se do Curso de Extensão em Libras (CELIB), que possui como finalidade a prática e o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) dentro e fora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), como meio de expansão da cultura e comunidade surda na comunidade Viçosense. Meu nome é Catarina, sou aluna do curso de Letras da UFV e atualmente sou professora do CELIB. Minha história com o curso se iniciou no ano de 2019, ainda como aluna, quando comecei as primeiras aulas de nível 1, seguindo para o nível 2 no ano de 2020 de modo remoto, devido à situação pandêmica, e, recentemente, no ano de 2022 em que tive meu primeiro contato com um professor surdo em sala de aula. Durante esse tempo, tive vivências ainda como aluna ao participar de eventos promovidos pelo curso, como o Setembro Azul e ações relacionadas a um projeto de extensão denominado Procultura Surda, ao qual era bolsista e o CELIB um projeto parceiro. No ano de 2022, continuei meus estudos na Libras, mas focando no profissional, sentia a necessidade de me aprofundar dentro da área e levar o conhecimento para outras pessoas. No mês de janeiro, iniciei um Curso de Formação de Professores oferecido pelo CELIB, de modo remoto, para compreender o ensino e prática da língua em sala de aula, o que me trouxe grandes aprendizados e uma nova visão da minha vida profissional. Durante o curso recebi uma proposta para atuar como professora de nível 1 do CELIB, o que me deixou muito honrada e ia em encontro com meus objetivos de ter um maior contato e experiência com a língua em sala de aula. Durante três meses, comandei uma turma de aproximadamente onze alunos, todos os sábados, por três horas de aula, o que me gerou um grande aprendizado e reconhecimento como professora e recém dominadora do uso de tecnologias no ensino de língua. Após o fim do período letivo do curso, já havia minha identidade firmada quanto profissional da área de estudos referentes à Língua de Sinais, proporcionado pela experiência com o CELIB, o que colaborou com a escolha profissional, sendo esse o caminho que quero trilhar após minha graduação em Letras e com uma consciência maior enquanto professora de Libras, meu foco se voltou para novas experiências dentro da área que envolva a língua. Desse modo, ainda durante esse período letivo do CELIB, foi firmado uma parceria entre o Curso de Extensão, o qual participo, com a Prefeitura Municipal de Viçosa com o objetivo de fornecer aulas de Libras para profissionais de duas escolas Municipais da região que possuem alunos surdos com data de início para o começo de julho. Além disso, fui promovida para professora de nível 2 do próprio CELIB, ministrante do Clube de Conversação e do Curso de Férias que ocorrerá em agosto. Além das ações em sala de aula, estou presente na produção de conteúdos voltados para as redes sociais @celib.ufv na rede Instagram e TikTok, com o intuito de levar a Libras para mais pessoas através das tecnologias e promoção de acessibilidade.
Palavras-chave Libras, professora, acessibilidade
Forma de apresentação..... Vídeo
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