Resumo |
A série Friends é um dos ricos exemplos de suporte no que se refere aos enfoques linguísticos e culturais relacionados à aprendizagem do Inglês proporcionados pela experiência televisiva. Para além disso, a oportunidade de estar em contato com episódios da série é um importante instrumento de aprendizagem a ser considerado, uma vez que é acessível gratuitamente por intermédio de vídeos do Youtube. A partir da revisão bibliográfica de pesquisas já realizadas, ressalta-se como a motivação proporcionada por uma obra televisiva com a qual o estudante se identifica e considera como atividade de lazer, impulsiona o processo de aquisição de acepções gramaticais, ao passo que insere o indivíduo numa diferente esfera sociocultural de países que falam o idioma de sua língua alvo. A presente pesquisa tem como objetivo o levantamento de trechos dessa ferramenta audiovisual para categorização de elementos linguísticos e culturais, os quais poderão servir de auxílio para o processo de ensino e aprendizagem de Inglês. Esse levantamento foi feito a partir da escolha minuciosa de episódios e ou trechos de episódios, disponíveis no Youtube, os quais contêm exemplos de contribuições socioculturais dos personagens que possam ser visualizados pelo aprendiz. O corpus de análise foi composto pelo conteúdo concernente aos hábitos tradicionais, festas, consumo, tendências e obras literárias dos personagens novaiorquinos do sitcom Friends, através de passagens de episódios divulgados no Youtube. A exemplo, foram examinadas na linha de moda Wear to Work de Ralph Lauren e as representações das festividades Christmas, Thanksgiving, Halloween, assim como outros. Na análise dos dados, foram enumerados aspectos da língua inglesa observados na fala dos protagonistas da série, como marcas linguísticas, phrasal verbs, a dicotomia da fala culta e não culta, confusões linguísticas comuns aos falantes e “junção” de vocábulos. Com base nas leituras realizadas, em especial , com as conclusões da experiência “Cinema e ensino- aprendizagem de língua inglesa: Movie Time” desenvolvida pelo Instituto Federal de Minas Gerais (OLIVEIRA e SÓL, 2016), pode-se dizer que o contato com séries e vídeos contribui para o processo de aquisição de uma segunda língua. O levantamento dos vídeos no Youtube e a categorização dos aspectos linguísticos e culturais dos vídeos selecionados visam viabilizar esse contato com a língua a fim de servirem posteriormente como material didático no processo de ensino e aprendizagem de inglês para consultas futuras. |