Resumo |
A pandemia do Coronavírus se alastrou pelo mundo no ano de 2020, de modo que as condições impostas por ela fizeram com que a educação mergulhasse em um processo que já era previsto a longo prazo. A inserção das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem era inevitável, tendo em vista a necessidade de adequação a essa atmosfera que hoje permeia todos os âmbitos da vida social. O objetivo geral da pesquisa, financiada pelo edital PIBIC-CNPq (2021/2022) e intitulada “Corpo Brinca Corpo Dança: inventividades sobre o ensino da dança via tecnologias digitais”, foi o de realizar uma análise acerca de ferramentas e meios digitais mais acessíveis e utilizados pelos professores durante o período remoto para o ensino da Dança. A partir disso, os objetivos específicos que se destacam referem-se à busca por meios para uma maior interação universidade-escola-comunidade e à utilização das ferramentas para a elaboração e produção de videoatividades de dança aplicáveis através das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e adaptadas a partir de estudo e sistematização das atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão “Corpo Brinca - Corpo Dança” realizado desde 2006 no Departamento de Artes e Humanidades, Universidade Federal de Viçosa-MG. Essa pesquisa é de cunho teórico-prático e qualitativo, de caráter exploratório cujos procedimentos envolveram a pesquisa bibliográfica e documental; a análise de materiais disponíveis e a exploração prática de algumas ferramentas digitais analisadas. Como resultado foi possível organizar o material encontrado no acervo do Corpo Brinca Corpo Dança – como propostas de oficinas, projetos, relatórios e artigos; a reelaboração de algumas oficinas transformadas em videoatividades que foram disponibilizadas através dos canais de comunicação desse projeto tais como a plataforma Youtube e o site criado durante esta pesquisa. Além disso, foi possível a promoção de debates entre participantes do projeto e pesquisadores/professores da rede pública de ensino por meio de canais digitais (como o google meet) em torno das temáticas que tangenciam o ensino remoto da Dança. Essas relações possibilitaram também a criação de videoatividades pensadas para o período remoto, mas também como material didático de apoio que pode ser utilizado presencialmente em sala de aula. Após o retorno das aulas presenciais na UFV também realizamos oficinas presenciais e a partir destas criaremos outras videoatividades para o virtual. Compreendeu-se as potencialidades e dificuldades das ferramentas digitais para o ensino de dança, bem como as possibilidades de seu uso para o ensino remoto da dança, mas também sobre o fato de que essas ferramentas já estão e estarão cada vez mais presentes no cotidiano das escolas e podem ser úteis tanto como recursos para o ensino da dança como para apoio didático. |