“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17040

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Cynthya Andrade Paula
Orientador ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Título Crenças e emoções de uma professora em formação inicial sobre o ensino e aprendizagem de vocabulário
Resumo A aquisição de uma língua vai além do simples acúmulo de conhecimentos, pois os processos de ensino e aprendizagem são influenciados pelas crenças e emoções que alunos e professores levam consigo para as salas de aula (BARCELOS; RUOHOTIE-LYHTY, 2018; ARAGÃO; BARCELOS, 2018; BARCELOS, 2007, 2015). A aprendizagem de uma língua também está ligada ao desenvolvimento de diferentes habilidades, tais como produção e compreensão oral, escrita e leitura, bem como gramática, pronúncia e vocabulário (JAFARI; RASOULI, 2016). A aprendizagem de vocabulário é um aspecto importante que favorece a comunicação na língua estrangeira, já que possibilita ao falante recorrer a diferentes meios para expor suas ideias (FREITAS, 2021). Apesar de o vocabulário ser um tema bastante explorado em Linguística Aplicada (SCHMITT, 2019), são poucos os trabalhos que investigam as crenças e emoções em relação à aprendizagem e ensino de vocabulário (DRIVER, 2020; FREITAS, 2021). Com o objetivo de preencher essa lacuna, este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em andamento com uma professora de língua inglesa em formação, que ministra aulas em um projeto de ensino em uma universidade federal no interior de Minas Gerais. A pesquisa tem por objetivos identificar e compreender as crenças e emoções da professora de língua inglesa em formação inicial em relação à vocabulário relacionando-as à sua prática de ensino de vocabulário. A pesquisa encontra-se em andamento. Os dados foram coletados através de instrumentos como questionários abertos, entrevistas e observações de aulas. A análise dos dados está sendo feita através da análise de conteúdo (HOLLIDAY, 2007). Os resultados parciais sugerem que a professora acredita que a aprendizagem de vocabulário é favorecida quando é prazerosa e contextualizada. Por outro lado, não acredita no uso de traduções para aprendizagem de vocabulário. Suas emoções de entusiasmo ou descontentamento estão relacionadas às suas experiências de aprendizagem e possibilidade de poder ensinar de acordo com essas crenças.
Palavras-chave crenças, emoções, vocabulário
Forma de apresentação..... Vídeo
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