Resumo |
O futebol de robôs autônomos tem sido adotado internacionalmente como uma atividade interdisciplinar, envolvendo várias áreas do conhecimento, possibilitando a aplicação e avaliação de teorias, algoritmos e arquiteturas relacionadas à robótica. Afinal, construir um robô autônomo necessita de conhecimentos na área elétrica, mecânica, computação e inteligência artificial. Com o intuito de promover uma competição internacional e pesquisas, a RoboCup foi criada em 1997 e como uma de suas subdivisões, encontra-se a Categoria Very Smal Size League (VSSS). O foco desta categoria consiste em realizar uma partida de futebol por meio da cooperação entre robôs autônomos em um sistema centralizado de jogo. Um sistema de visão artificial, composto por uma câmera posicionada à 2m acima do campo, processa as imagens durante a partida e envia dados de posicionamento de todos os robôs e da bola à equipe. Um software de inteligência artificial e controle aplicado, processa tais informações, determina as situações e estratégias de jogo a serem tomadas, e envia os sinais de controle por dispositivos wireless, aos robôs. Atualmente, a categoria VSSS é uma das mais difundidas em nível de graduação, sendo nessa categoria na qual a Equipe Believe, Do and Play (BDP) da UFV compete. Neste contexto, este projeto de pesquisa propõe dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos desde 2010 pela Equipe BDP, relacionados à navegação autônoma de robôs. Diante dos desafios da categoria, este trabalho apresenta o desenvolvimento do projeto mecânico do robô da equipe BDP, cujo objetivo principal da etapa de modelagem tridimensional foi a construção de um chassi que permitisse o uso de motores N20 6V DC, na disposição colinear, sem abrir mão da versatilidade das características de modularidade do protótipo. Em paralelo, foi realizada a implementação de um projeto eletrônico de uma placa de circuito impresso (PCI), que pudesse ser devidamente conectado à nova estrutura mecânica, também de forma modular. É válido comentar que a nova PCI permitiu uma conexão simples e rápida com a nova carcaça mecânica, visando agilizar os processos de manutenção durante os jogos realizados nas competições, somado a necessidade de ser robusta a possíveis falhas elétricas. Por fim, o foco do trabalho foi o desenvolvimento de robôs de montagem rápida, utilizando tecnologia de manufatura aditiva e prototipagem eletrônica. Os testes realizados no Núcleo de Especialização em Robótica, simulando condições reais de uma partida oficial, validaram o projeto e levantaram sugestões para melhorias. |