“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 17007

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia de produção
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thais Helena Félix Braga
Orientador FRANCYLARA MIRANDA DE CASTRO
Outros membros ADRIANA FERREIRA DE FARIA, Gabriel Gomes Ribeiro, JUCELIA MARIA LOPES MAIA ROBERTO, Palloma Rosa Ferreira
Título Sistema InovaLácteos: Um programa para criação de startups para o desenvolvimento de novos negócios e soluções tecnológicas e inovadoras para a cadeia agroalimentar do leite.
Resumo O Brasil é um dos maiores produtores de leite do mundo e Minas Gerais o maior contribuinte entre os seus estados. Mesmo com a unidade federativa possuindo a maior rede de inteligência e competência técnica do país, formada pelas instituições de ciência e tecnologia, a exemplo das universidades federais e dos institutos de pesquisa, ainda não se verificou a formação de uma rede de inovação no setor lácteo solidificado no estado. Dessa forma, levando-se em consideração as demandas e problemas do mercado na cadeia produtiva do leite brasileira, torna-se necessária a busca por soluções para esses. O Sistema Inovalácteos (SIL) foi criado a partir da idealização das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e de Desenvolvimento Econômico (SEDE) de Minas Gerais e o suporte do Polo do Leite para desenvolvimento de um sistema de suporte à inovação, formado por quatro Núcleos de Inovação de Minas Gerais em Viçosa, Uberaba, Lavras e Juiz de Fora, sendo em Viçosa o tecnoPARQ/UFV, que darão apoio institucional e técnico-científico às startups selecionadas desde a pré-aceleração à Incubação. O programa inicia-se com a fase de pré-seleção de até 40 startups aptas a receberem suporte técnico-científico, dentre as quais 2 por núcleo irão passar pela Incubação, onde é desenvolvido um Mínimo Produto Viável (MPV), que pode ser serviço ou processo, por meio de metodologias de modelagem e de aceleração de negócios que envolvam sensibilização, prospecção, qualificação, assessorias, mentorias e estabelecimento do networking e redes de colaboração. Já é de comum acordo que o suporte tecnológico adequado durante a trilha empreendedora que uma instituição de inovação como o Parque Tecnológico de Viçosa oferece, transforma ideias de negócios em empresas estruturadas, organizadas e consolidadas para o mercado. O objetivo deste trabalho, portanto, é mostrar a atuação do tecnoPARQ no auxílio do programa InovaLácteos, em resposta às demandas e desafios que impedem o país a apresentar dinamismo e competitividade internacionalmente no que diz respeito ao complexo agroalimentar do leite, preenchendo a lacuna entre a inovação e mercado.
Palavras-chave Inovalácteos, startup, leite
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.