ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Pós-graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Letras |
Setor |
Departamento de Letras |
Bolsa |
CAPES |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
CAPES |
Primeiro autor |
Viviane Aparecida Fialho Teixeira |
Orientador |
MONICA SANTOS DE SOUZA MELO |
Título |
Discurso de ódio nas redes sociais: uma análise semiolinguística de postagens de deputadas brasileiras no Instagram. |
Resumo |
O discurso de ódio é um ato de comunicação que tem como objetivo incentivar a intolerância contra determinados indivíduos ou grupos. Esses discursos permitem que os sujeitos propaguem suas ideologias e diminuam os seus interlocutores por meio de estratégias de desqualificação com o intuito de ameaçar a integridade do outro indivíduo. O objetivo do presente trabalho é estudar a construção do discurso de ódio publicado nos comentários das postagens do Instagram oficial das deputadas Bia Kicis, Carla Zambelli, Jandira Feghali e Gleice Hoffmann, e identificar as principais estratégias discursivas utilizadas para a construção do discurso de ódio a partir da análise da recepção dos comentários e as respectivas publicações. Foram analisadas as estratégias argumentativas utilizadas pelas deputadas em suas postagens no Instagram e a repercussão das postagens, a fim de identificar a ocorrência das manifestações de intolerância a partir da análise dos comentários. Por fim, foram identificados os comentários com manifestações de intolerância e analisadas as principais estratégias discursivas utilizadas para a construção das manifestações de ódio, entre elas, as relacionadas ao Ethos e o Pathos e demais procedimentos descritos no Modo de Organização Argumentativo. O estudo proposto foi desenvolvido no âmbito da Análise do Discurso, mais especificamente na vertente da Teoria Semiolinguística. A Teoria Semiolinguística do Discurso estabelece uma associação entre a linguagem e o contexto sócio-histórico no qual ela está inserida. Dessa forma, o discurso nessa abordagem é analisado levando em consideração as circunstâncias de produção. A metodologia definida para a pesquisa é de natureza qualitativa. Os comentários foram analisados seguindo a técnica de saturação. A escolha das deputadas aconteceu baseada no número de seguidores e na relevância que elas possuem contexto social brasileiro. Foi utilizado como recorte temporal as publicações compartilhadas no primeiro ano de pandemia. Ao analisar os dados percebe-se que os comentários construídos com o discurso de ódio seguem as categorias de rejeição extrema, especialmente por animalização, imoralidade e ridicularização. Constatamos ao analisar os dados que tanto as publicações de deputadas ligadas a partidos de direita quanto de esquerda apresentam alta recorrência de comentários externando discursos de ódio. |
Palavras-chave |
Discurso político, Discurso de ódio, Redes sociais. |
Forma de apresentação..... |
Vídeo |