Resumo |
Introdução: A formação do profissional de Enfermagem é um processo dinâmico e em constante construção, buscando o desenvolvimento de competências para uma assistência humanizada e que considere as dimensões biológicas, sociais, psicológicas e espirituais do ser humano. A espiritualidade é uma dimensão fundamental no processo saúde- doença-cuidado, tornando basilar sua abordagem na saúde. Para tal, é necessário que os estudantes e profissionais se despertem para a importância da temática e desenvolvam competências para sua abordagem em Oncologia. Este estudo é parte de um estudo maior, e serão apresentados resultados parciais da pesquisa. Objetivo: Compreender como as competências relacionadas à abordagem da espiritualidade em Oncologia se materializam nas experiências de estudantes dos cursos de saúde de uma universidade pública. Metodologia: estudo qualitativo, cuja coleta de dados foi realizada em maio de 2022 em uma universidade pública. Para tal, foi realizada uma oficina presencial, com a temática da abordagem da espiritualidade em saúde, com alunos dos cursos da saúde e afins, que utilizou metodologias ativas e foi organizada em cinco momentos: contemplação de painel temático, mobilização de conhecimentos e experiências, dramatização, reflexão e consolidação dos conhecimentos novos adquiridos. Para as fases dois e quatro, objetos de análise deste recorte da pesquisa, foram realizadas perguntas acerca das concepções dos estudantes sobre espiritualidade, quais as competências necessárias para a assistência espiritual e sobre como deve ser a abordagem da espiritualidade pela equipe na prática clínica. As respostas foram gravadas, registradas em cartazes e posteriormente analisadas de forma descritiva. Os aspectos éticos foram respeitados. Resultados: sobre as concepções de espiritualidade, os estudantes a entendem como uma necessidade do paciente, um ponto de apoio para o trabalho do profissional, algo inerente ao ser humano, não sendo apenas relacionada com a religião, mas também com a busca do ser humano pelas suas crenças, filosofias e sentido da vida. Acerca das competências, os relatos apontaram o acolhimento do paciente e família, escuta de qualidade, comunicação clara e verdadeira, sensibilidade, resiliência, inteligência emocional e visão crítica como fundamentais ao cuidado espiritual. E sobre a abordagem da espiritualidade pela equipe, esta deve se dar pela observação da percepção do paciente, priorizando seus desejos e estabelecendo uma conexão empática e respeitosa. Conclusões: evidenciou-se que os estudantes conhecem conceitos referentes à espiritualidade, descrevem a importância de sua abordagem no cuidado, e ainda apontaram as principais competências e formas de sua abordagem na prática clínica. Sinaliza-se para a importância das instituições de ensino superior proporcionarem oportunidades de aprendizado da espiritualidade em saúde, para uma maior qualificação da formação e do cuidado prestado aos pacientes oncológicos. |