Resumo |
Metodologias de ensino podem ser definidas como o conjunto de processos tomados para guiar o aprendizado do discente. As metodologias tradicionais de ensino, são as que o docente tem o principal foco na sala de aula, guiando a dinâmica em sala de aula. As metodologias de ensino centradas no estudante (MECE) tem o intuito de dar autonomia ao aluno usando um processo investigativo. Assim o aluno é incentivado a participar ativamente da aula, adquirindo e transformando seu conhecimento. Uma das maneiras de se implementar a MECE em sala de aula é com a gamificação, que é a utilização de jogos como ferramenta de ensino, se baseando em seus diversos aspectos e estratégias. Podemos citar os Role Playing Games (RPGs) ou “jogos de interpretação de papeis”. Onde os jogadores interpretam personagens e são colocados em mundos fictícios sendo guiados pelo “Mestre” que narra a história. Para utilizar RPGs como estratégias de gamificação do ensino, é necessário encontrar maneiras de abordar o conteúdo dado em sala de aula, e encaixá-las no roteiro do jogo. Sendo assim o objetivo dessa pesquisa é a criação de um RPG de física moderna, com o foco nos alunos do ensino médio e superior; para ter a certeza do uso de RPGs como MECE, são usados questionários para coleta de dados e análises de dados. O primeiro passo foi fazer uma pesquisa aprofundada sobre métodos de ensino, dando foco principal à MECE e à gamificação, para assim criar uma “jogabilidade” compatível com a sala de aula. Assim foi criada a primeira aventura de RPG, chamada de “A Vingança de Newton”, também foram criados os manuais de jogador e de mestre, também foram criadas biografias dos personagens que podem ser escolhidos. Foram também criados 3 questionários, de pré e pós teste para coletar informações sobre conhecimento de física moderna e percepção de aprendizado. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. A aventura foi aplicada durante a GenCon Online em agosto de 2021, o sistema do jogo porém, foi alterado do ano passado pra cá. Antes contávamos com dois atributos de jogador (teórico e experimental), o sucesso do jogador iria de acordo com a pontuação dos dados rolados. Hoje em dia, os atributos foram retrabalhados, sendo agora cinco, Lógico-matemática, social, conceitual, experimentação e percepção. Nossos planos futuros são de criar pelo menos duas outras aventuras, sobre Relatividade Restrita e sobre Modelos Atômicos, estamos trabalhando na ideia de implementação de nosso Sistema de Jogo para o ensino de estrutura eletrônica dos átomos. Apesar de ser uma ideia em implementação, mostraremos os primeiros esboços para esta aventura. |