“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16943

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física Geral
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Luis Henrique de Freitas
Orientador LEONARDO ANTONIO MENDES DE SOUZA
Outros membros Maria Rita Vasconcelos Brandão Souza
Título Desenvolvimento de um role playing game (RPG) para o ensino de física moderna
Resumo Metodologias de ensino podem ser definidas como o conjunto de processos tomados para guiar o aprendizado do discente. As metodologias tradicionais de ensino, são as que o docente tem o principal foco na sala de aula, guiando a dinâmica em sala de aula. As metodologias de ensino centradas no estudante (MECE) tem o intuito de dar autonomia ao aluno usando um processo investigativo. Assim o aluno é incentivado a participar ativamente da aula, adquirindo e transformando seu conhecimento. Uma das maneiras de se implementar a MECE em sala de aula é com a gamificação, que é a utilização de jogos como ferramenta de ensino, se baseando em seus diversos aspectos e estratégias. Podemos citar os Role Playing Games (RPGs) ou “jogos de interpretação de papeis”. Onde os jogadores interpretam personagens e são colocados em mundos fictícios sendo guiados pelo “Mestre” que narra a história. Para utilizar RPGs como estratégias de gamificação do ensino, é necessário encontrar maneiras de abordar o conteúdo dado em sala de aula, e encaixá-las no roteiro do jogo. Sendo assim o objetivo dessa pesquisa é a criação de um RPG de física moderna, com o foco nos alunos do ensino médio e superior; para ter a certeza do uso de RPGs como MECE, são usados questionários para coleta de dados e análises de dados. O primeiro passo foi fazer uma pesquisa aprofundada sobre métodos de ensino, dando foco principal à MECE e à gamificação, para assim criar uma “jogabilidade” compatível com a sala de aula. Assim foi criada a primeira aventura de RPG, chamada de “A Vingança de Newton”, também foram criados os manuais de jogador e de mestre, também foram criadas biografias dos personagens que podem ser escolhidos. Foram também criados 3 questionários, de pré e pós teste para coletar informações sobre conhecimento de física moderna e percepção de aprendizado. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. A aventura foi aplicada durante a GenCon Online em agosto de 2021, o sistema do jogo porém, foi alterado do ano passado pra cá. Antes contávamos com dois atributos de jogador (teórico e experimental), o sucesso do jogador iria de acordo com a pontuação dos dados rolados. Hoje em dia, os atributos foram retrabalhados, sendo agora cinco, Lógico-matemática, social, conceitual, experimentação e percepção. Nossos planos futuros são de criar pelo menos duas outras aventuras, sobre Relatividade Restrita e sobre Modelos Atômicos, estamos trabalhando na ideia de implementação de nosso Sistema de Jogo para o ensino de estrutura eletrônica dos átomos. Apesar de ser uma ideia em implementação, mostraremos os primeiros esboços para esta aventura.
Palavras-chave Ensino de Física, Física Moderna, Metodologias Alternativas de Ensino
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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