Resumo |
Introdução: Sendo a educação em saúde uma ferramenta de promoção de independência e de autonomia do indivíduo, é de suma importância educar em saúde desde a infância. Porém, alguns temas, como o coronavírus, são bastante complexos para as crianças e muitas das vezes despertam nelas o sentimento de medo, por serem abordados de forma muito densa e científica, o que não fica tão imaginativo para elas. Então, a utilização de meios ilustrativos torna a temática de saúde mais próxima da criança, pois o uso de cores, sons e danças estão mais habituais na cognição infantil, possibilitando uma assimilação melhor com os temas propostos. Objetivo: Relatar a abordagem de atividades ilustrativas em educação em saúde, sobre o coronavírus, com crianças de 5 e 6 anos de uma escola da rede municipal de ensino de Viçosa, Minas Gerais. Descrição das principais ações:A atividade aconteceu na Escola Municipal Professor Pedro Gomide, por acadêmicas e um docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, a partir da disciplina Enfermagem Saúde e Sociedade II. Após conhecimento do local de prática e conversar com docentes e membros da direção foi levantado a necessidade de abordar uma temática de cuidados e prevenções do coronavírus. A partir disso, realizou-se uma introdução, através de explicações do tema com as crianças e para melhor compreender a cognição da faixa etária dos infantes. Utilizou-se atividades ilustrativas, as quais foram distribuídas em folhas impressas contendo perguntas, sobre os principais cuidados na prevenção do vírus e também suas formas de transmissões, que seguiam de desenhos, nos quais deveriam ser coloridos de acordo com a resposta correta que relacionava com a pergunta sobre a covid-19. Nesse momento, as crianças puderam também esclarecer dúvidas sobre o coronavírus. Após a atividade foi abordado as formas corretas de lavagem das mãos, para que ficasse mais acessível e ilustrativo para as crianças. Essa prática foi abordada com auxílio de uma canção infantil e com o uso do álcool gel, assim além de replicarem as técnicas de higienização das mãos, elas também se interagiram através da música e da dança. Resultados alcançados: As crianças manifestaram alegria e interagiram muito com a atividade, realizando perguntas sobre o tema e relatando experiências com o coronavírus, além de demonstrarem com gestos formas de diminuir a disseminação do vírus em algumas situações e como devem lavar as mãos. Com relação às respostas das atividades, o resultado foi muito satisfatório, tendo uma grande maioria colorido os desenhos que indicavam a resposta correta. Conclusões: Elas demonstraram grande conhecimento prévio sobre o coronavírus e interesse em aprender ainda mais como prevenir e não transmitir o vírus para os colegas e familiares. Diante disso, a prática educativa permitiu mais do que educar, nela possibilitou que houvesse uma grande troca de saberes, entendo a particularidade de cada criança e colocando-as em protagonismo. |