“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16939

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Tayslane Jhenyffer Alexandrino
Orientador PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Outros membros Cecília Akemi Bruzzi Kobayashi, Íria Cecilia de Brito Barros, Luiza Florindo de Alcantara, Stela de Amorim Ferreira
Título Abordagem lúdica em práticas de educação em saúde com crianças em uma escola pública municipal: Um relato de experiência.
Resumo Introdução: Sendo a educação em saúde uma ferramenta de promoção de independência e de autonomia do indivíduo, é de suma importância educar em saúde desde a infância. Porém, alguns temas, como o coronavírus, são bastante complexos para as crianças e muitas das vezes despertam nelas o sentimento de medo, por serem abordados de forma muito densa e científica, o que não fica tão imaginativo para elas. Então, a utilização de meios ilustrativos torna a temática de saúde mais próxima da criança, pois o uso de cores, sons e danças estão mais habituais na cognição infantil, possibilitando uma assimilação melhor com os temas propostos. Objetivo: Relatar a abordagem de atividades ilustrativas em educação em saúde, sobre o coronavírus, com crianças de 5 e 6 anos de uma escola da rede municipal de ensino de Viçosa, Minas Gerais. Descrição das principais ações:A atividade aconteceu na Escola Municipal Professor Pedro Gomide, por acadêmicas e um docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, a partir da disciplina Enfermagem Saúde e Sociedade II. Após conhecimento do local de prática e conversar com docentes e membros da direção foi levantado a necessidade de abordar uma temática de cuidados e prevenções do coronavírus. A partir disso, realizou-se uma introdução, através de explicações do tema com as crianças e para melhor compreender a cognição da faixa etária dos infantes. Utilizou-se atividades ilustrativas, as quais foram distribuídas em folhas impressas contendo perguntas, sobre os principais cuidados na prevenção do vírus e também suas formas de transmissões, que seguiam de desenhos, nos quais deveriam ser coloridos de acordo com a resposta correta que relacionava com a pergunta sobre a covid-19. Nesse momento, as crianças puderam também esclarecer dúvidas sobre o coronavírus. Após a atividade foi abordado as formas corretas de lavagem das mãos, para que ficasse mais acessível e ilustrativo para as crianças. Essa prática foi abordada com auxílio de uma canção infantil e com o uso do álcool gel, assim além de replicarem as técnicas de higienização das mãos, elas também se interagiram através da música e da dança. Resultados alcançados: As crianças manifestaram alegria e interagiram muito com a atividade, realizando perguntas sobre o tema e relatando experiências com o coronavírus, além de demonstrarem com gestos formas de diminuir a disseminação do vírus em algumas situações e como devem lavar as mãos. Com relação às respostas das atividades, o resultado foi muito satisfatório, tendo uma grande maioria colorido os desenhos que indicavam a resposta correta. Conclusões: Elas demonstraram grande conhecimento prévio sobre o coronavírus e interesse em aprender ainda mais como prevenir e não transmitir o vírus para os colegas e familiares. Diante disso, a prática educativa permitiu mais do que educar, nela possibilitou que houvesse uma grande troca de saberes, entendo a particularidade de cada criança e colocando-as em protagonismo.
Palavras-chave Enfermagem, Educação em Saúde, Assistência Integral à Saúde da Criança
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.