“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16925

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Juliete Campos Valente
Orientador RITA DE CASSIA GOMES
Título O ensino de francês nas escolas públicas de Viçosa: projetos de extensão universitária
Resumo Autor 1: Juliete Campos Valente
Autor 2: Rita de Cássia Gomes

Nesta comunicação serão apresentados dois projetos de extensão cujo objetivo é o ensino e aprendizagem da língua francesa em escolas públicas de Viçosa. Sendo integrante da equipe em ambos os projetos, na qualidade de bolsista do projeto nacional Idiomas sem Fronteiras (Rede Andifes - IsF), exporei aspectos da minha experiência, apontarei como essas iniciativas de extensão universitária auxiliam na formação inicial e continuada de professores de francês e, ao mesmo tempo, na expansão do repertório linguístico da comunidade acadêmica e viçosense. O projeto “Francês no Coluni” é de autoria da Prof.ª Dr.ª Simone Maria Dantas Longhi (DLA-UFV) e teve início em 2018. Ele oferece um espaço para que os estudantes do curso de Letras Português- Francês da UFV possam realizar os estágios de final de curso no contexto escolar, no caso o Colégio de Aplicação da UFV - CApColuni. Atuo neste projeto como professora ministrante das aulas. São oferecidos três níveis (1, 2 e 3) com carga horária de vinte horas e são efetuadas atividades avaliativas que permitem o desenvolvimento das habilidades de escrita, escuta e fala em francês aos alunos do CApColuni. O segundo projeto em que estou envolvida é o “Francês para todos”, o qual teve início em maio deste ano (2022) e foi criado pela Prof.ª Dr.ª Rita de Cássia Gomes (DLA-UFV). Ele oferece aulas gratuitas de francês para alunos, professores e funcionários da rede pública de Viçosa, proporcionando-lhes a oportunidade de acesso à língua francesa, que é raramente oferecida neste contexto. As aulas são ministradas por graduandos em Letras da habilitação Português-Francês da Universidade Federal de Viçosa. Neste projeto atuo como tutora, auxiliando os bolsistas e voluntários na elaboração de material didático e na preparação das aulas. O projeto “Francês para Todos” desempenha, dessa forma, um significativo papel social, pois possibilita a estudantes carentes e a trabalhadores da
educação básica expandir seus conhecimentos e seus horizontes profissionais. Da mesma forma que o projeto “Francês no Coluni”, o "Francês para Todos", proporciona aos estudantes de Letras o aprofundamento dos saberes relacionados à prática pedagógica por meio da elaboração de atividades didáticas autênticas, da criação de planos de aula e ministrando aulas para o público do projeto. Assim sendo, o projeto “Francês para todos” e o projeto “Francês no Coluni” estabelecem uma ponte entre o ambiente acadêmico e o ambiente escolar, ou seja, entre os conhecimentos produzidos no âmbito do Ensino Superior e a comunidade em que a universidade está inserida. O que contribui, ao mesmo tempo, para a formação dos estudantes universitários, no tocante à formação inicial (graduandos) e continuada (pós-graduandos) do professor de francês; e para a comunidade viçosense, possibilitando o aprendizado de um novo idioma.
Palavras-chave Francês, Escolas públicas, Formação
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,64 segundos.