Resumo |
Introdução: nesse texto apresentamos um recorte de uma dissertação de mestrado em andamento, desenvolvida com alunos do Primeiro Ano do Ensino Médio de uma Escola Pública Paraense, cuja a coleta de dados se deu por meio de uma oficina: relações da função exponencial e covid-19: atividades investigativas com o GeoGebra, desenvolvida em três encontros de forma presencial. Objetivos: a pesquisa tem por objetivo geral investigar as potencialidades do uso do celular no estudo da função exponencial no Ensino Médio. Este objetivo se desdobra nos seguintes objetivos específicos: investigar as potencialidades de atividades investigativas de matemática acerca da função exponencial utilizando o aplicativo GeoGebra para celular; analisar de que modo estudantes do Ensino Médio utilizam o aplicativo GeoGebra para celular para realizar suas investigações matemáticas sobre função exponencial; aguçar nos alunos a curiosidade e o interesse pela Matemática, por meio da exploração de processos de produção de conhecimento matemático; analisar os desafios enfrentados no ensino e na aprendizagem de função exponencial com o aplicativo GeoGebra para celular. Metodologia: a pesquisa se desenvolveu na modalidade qualitativa, por apresentar aspectos que permitem compreender a interação dos sujeitos frente ao conteúdo de função exponencial mediadas pelo uso de tecnologias digitais, considerando suas relações e opiniões com o contexto dos problemas abordados. Em 2020, as tecnologias na educação ganharam destaque abruptamente, devido a pandemia do COVID-19. Posto esse cenário, ressaltamos ainda que a pandemia proporcionou destaque a matemática, passamos a ver e ouvir diariamente termos como, achatamento da curva, taxa de contagio, crescimento exponencial, com o intuito de que a população ficasse informada sobre a propagação da doença. Diante disso desenvolvemos esse estudo, com o intuito de investigar as potencialidades do uso do celular na matemática escolar por meio de atividades investigativas de função exponencial no Ensino Médio. Assim, a pesquisa se justifica por trazer o celular, que tem se tornado um dispositivo disponível a maior parte dos alunos, para o estudo da função exponencial no contexto da COVID-19. Considerando ainda a relevância do conteúdo para a compreensão de doenças virais como Covid-19. Resultados: destacamos como resultados prévios a relevância do uso de tecnologias digitais, no caso o celular, no desenvolvimento e compreensão do conteúdo matemático estudado nessa pesquisa, pois levamos em consideração a opinião dos sujeitos participantes, sendo essas satisfatórias na compreensão dos resultados. Conclusão: acreditamos que o uso do celular, nesta pesquisa, proporcionou para que os alunos pudessem compreender a função exponencial de uma forma diferente, explorando suas características por meio do aplicativo GeoGebra, considerando assim que, as tecnologias digitais podem ser aliadas no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. |