“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16923

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Dielle Cruz da Costa
Orientador REJANE WAIANDT SCHUWARTZ DE CARVALHO FARIA
Título Potencialidades do uso do celular na matemática escolar: atividades investigativas de função exponencial
Resumo Introdução: nesse texto apresentamos um recorte de uma dissertação de mestrado em andamento, desenvolvida com alunos do Primeiro Ano do Ensino Médio de uma Escola Pública Paraense, cuja a coleta de dados se deu por meio de uma oficina: relações da função exponencial e covid-19: atividades investigativas com o GeoGebra, desenvolvida em três encontros de forma presencial. Objetivos: a pesquisa tem por objetivo geral investigar as potencialidades do uso do celular no estudo da função exponencial no Ensino Médio. Este objetivo se desdobra nos seguintes objetivos específicos: investigar as potencialidades de atividades investigativas de matemática acerca da função exponencial utilizando o aplicativo GeoGebra para celular; analisar de que modo estudantes do Ensino Médio utilizam o aplicativo GeoGebra para celular para realizar suas investigações matemáticas sobre função exponencial; aguçar nos alunos a curiosidade e o interesse pela Matemática, por meio da exploração de processos de produção de conhecimento matemático; analisar os desafios enfrentados no ensino e na aprendizagem de função exponencial com o aplicativo GeoGebra para celular. Metodologia: a pesquisa se desenvolveu na modalidade qualitativa, por apresentar aspectos que permitem compreender a interação dos sujeitos frente ao conteúdo de função exponencial mediadas pelo uso de tecnologias digitais, considerando suas relações e opiniões com o contexto dos problemas abordados. Em 2020, as tecnologias na educação ganharam destaque abruptamente, devido a pandemia do COVID-19. Posto esse cenário, ressaltamos ainda que a pandemia proporcionou destaque a matemática, passamos a ver e ouvir diariamente termos como, achatamento da curva, taxa de contagio, crescimento exponencial, com o intuito de que a população ficasse informada sobre a propagação da doença. Diante disso desenvolvemos esse estudo, com o intuito de investigar as potencialidades do uso do celular na matemática escolar por meio de atividades investigativas de função exponencial no Ensino Médio. Assim, a pesquisa se justifica por trazer o celular, que tem se tornado um dispositivo disponível a maior parte dos alunos, para o estudo da função exponencial no contexto da COVID-19. Considerando ainda a relevância do conteúdo para a compreensão de doenças virais como Covid-19. Resultados: destacamos como resultados prévios a relevância do uso de tecnologias digitais, no caso o celular, no desenvolvimento e compreensão do conteúdo matemático estudado nessa pesquisa, pois levamos em consideração a opinião dos sujeitos participantes, sendo essas satisfatórias na compreensão dos resultados. Conclusão: acreditamos que o uso do celular, nesta pesquisa, proporcionou para que os alunos pudessem compreender a função exponencial de uma forma diferente, explorando suas características por meio do aplicativo GeoGebra, considerando assim que, as tecnologias digitais podem ser aliadas no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos.
Palavras-chave Tecnologias Digitais, GeoGebra, Função Exponencial.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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