“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16918

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Viviane Maria de Oliveira
Orientador ANDREIA QUEIROZ RIBEIRO
Outros membros Artur Lima Magalhaes Rocha, CAROLINA ARAUJO DOS SANTOS, CRISTIANE JUNQUEIRA DE CARVALHO, Isabella Antonia Soares da Silva, Jéssica Magalhães Bretas, Joao Pedro Cruz Colombari, Luana Caroline Santos Silva, Mateus Lima Martins
Título Ações para o Enfrentamento da COVID-19 Longa em Pacientes que Estiveram Internados em Viçosa-MG
Resumo Introdução: Grande número de pessoas diagnosticadas com COVID-19 apresenta sintomas persistentes e/ou desenvolvimento de sequelas que podem perdurar por um ano ou mais caracterizando o que tem sido denominado de COVID-19 longa. Diferentes sistemas fisiológicos podem ser afetados, as quais têm impacto importante na qualidade de vida e funcionalidade dos indivíduos acometidos. Devido ao foco em amenizar o contágio da doença, ainda não existem diretrizes de tratamento após a fase aguda da COVID-19, sendo urgentes e necessárias orientações e suporte sobre como avaliar e gerenciar pacientes na fase crônica da doença.
Objetivos: Desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de complicações no âmbito da Covid-19 longa, por meio de acompanhamento de pacientes com sintomas persistentes, promoção de oficinas de autocuidado em saúde, formação de profissionais e estudantes da rede de atenção em saúde, além da construção e divulgação de materiais informativos científicos em diferentes mídias.
Descrição das principais ações: Identificação e recrutamento dos participantes a partir dos dados de internações por COVID-19 nos hospitais de Viçosa-MG. Por meio de entrevista telefônica previamente agendada é realizada a aplicação de um questionário multidimensional com escalas validadas. Realização de reuniões científicas semanais e de treinamento para inserção dos estudantes nos cenários de atenção à saúde no contexto da COVID-19 longa. Elaboração de um fluxograma de acolhimento dos participantes acometidos pela síndrome da COVID-19 longa. Promoção de rodas de conversas, salas de espera e palestras para promoção do autocuidado e orientações sobre o enfrentamento da doença. Elaboração e divulgação de materiais informativos para publicação em diferentes mídias. Realização de oficinas de capacitação dos profissionais de saúde da atenção primária, em especial os envolvidos no projeto.
Resultados alcançados até o momento: Até o momento foram entrevistados 39 participantes. Foi elaborado e enviado a todos os participantes um material informativo intitulado “Reabilitação na COVID Longa” abordando sobre o que é a doença, como identificar os sintomas, orientações sobre a reabilitação e importância do acompanhamento médico. Além disso, a primeira roda de conversa com os participantes identificados com a COVID-19 longa ocorrerá no mês de julho. Ações de popularização da ciência são desenvolvidas desde o início do projeto e consistem na divulgação em diferentes mídias sociais incluindo a criação de uma página sobre o estudo no Facebook e Instagram onde são publicadas semanalmente informações sobre a COVID-Longa (e assuntos relacionados à temática).
Conclusões: As ações desenvolvidas até o momento se mostram relevantes na promoção da educação em saúde para o cuidado da Covid-19 longa e na formação de profissionais e discentes para uma atenção de qualidade a esses pacientes. Isso contribuirá para melhores condições de saúde e bem estar da população acometida pela doença.
Palavras-chave COVID-19 Longa, Internações, Educação em Saúde
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,67 segundos.