“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16913

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Comunicação
Setor Departamento de Comunicação Social
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thais Fonseca Brunelli
Orientador MARIANA RAMALHO PROCOPIO XAVIER
Título Contrastes discursivos entre as empresas Beleza Natural e Salon Line: reflexões sobre a estética negra
Resumo Neste artigo, busco observar características culturais associadas à estética negra e como elas revelam discursos voltados ao cabelo crespo e cacheado. Para isso, escolhi como corpus de análise dois vídeos da plataforma Youtube. O primeiro é referente a uma palestra das empreendedoras Zica e Leila, responsáveis por conceber a empresa Beleza Natural - salão especializado em cabelos cacheados e crespos que conquistou grande sucesso pelo país, principalmente nas regiões de elevada população negra. O segundo vídeo apresenta jovens negros influencers e embaixadores da empresa Salon Line, que relatam a importância da representatividade dentro e fora da mídia, pois ela é um dos principais motores na construção da identidade, imagem e autoestima do povo negro. Com este material, objetiva-se identificar discursos reveladores do racismo presente em ambientes voltados à estética, sobretudo por meio da reprodução do padrão estético vigente na sociedade, considerando a ascensão do poder e da representatividade ao povo preto. A proposta desta investigação se insere no contexto da disciplina Comunicação e Discurso, na qual somos instigados a discutir a representação de determinadas identidades na mídia. Por meio da aplicação do referencial teórico-analítico da Teoria Semiolinguistica, busco responder à seguinte questão: De que forma o discurso das fundadoras do Instituto Beleza Natural contribui para a representação negativa do fenótipo negro, ainda que a proposta seja beneficiar este público-alvo? Para compor o aporte teórico, exploro conceitos tais como: imaginários sociodiscursivos; representação; contrato de comunicação; ato de linguagem e estratégias discursivas. Identifica-se a necessidade de aprofundamento no conceito de “contrato de comunicação”, uma vez que a partir dele se faz possível estabelecer o ato de linguagem partindo do pressuposto de que as práticas sociolinguageiras se encontram e estão permeadas por espaços de manobras e restrições advindas das circunstâncias do discurso. Com base nos conceitos de representação e representatividade, foi possível perceber que o Instituto Beleza Natural representa (mas não é representativo) pessoas negras que ainda têm uma imagem distorcida de seu corpo, carentes de ressignificar as experiências de opressão de maneira interseccional. Zica e Leila, nos papéis de sujeitos comunicantes legitimados pelo seu público-alvo, fomentam a ascensão social e amorosa pautada em uma reprodução de padrões hegemônicos. Embora pareça um avanço na proposição de amor próprio a partir da recusa ao alisamento completo dos cabelos, apresenta um produto químico que exerce a mesma função, mas com a potência reduzida, para que, assim, os cachos ainda possam aparecer. O que, para cabeleireiros de salões étnicos (o que se conclui não ser o caso do BN) e a população negra que está buscando fortalecer sua identidade étnico-racial (caso dos embaixadores da Salon Line), é perpetuar, por outra face, a agressão a um corpo político.
Palavras-chave Negro, Estética, Análise do discurso.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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