“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16896

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor João Pedro dos Anjos Paixão
Orientador MARIA ISABEL DE JESUS CHRYSOSTOMO
Título Conflitos socioambientais na comunidade do Paraíso: cotidiano, mobilizações e embates na definição do rural e do urbano.
Resumo Como pilar orientador desta pesquisa procura-se compreender quais as divergências de posicionamentos, anseios e opiniões de como a terra deve ser tratada, ocupada e ressignificada no momento em que se propõe mudanças de caráter territorial na Comunidade do Paraíso, município de Viçosa. Tal compreensão será realizada a partir da confrontação do conceito de conflitos socioambientais, que tem se mostrado cada vez mais relevante para pensarmos as formas de apropriação e reapropriação dos espaços e a relação da natureza com a sociedade.
Localizada na área rural do município de Viçosa, a comunidade do Paraíso encontra-se nas áreas limítrofes entre rural e urbano e, principalmente, a partir dos anos 2000, tem se deparado com pressões diversas no sentido de se transformar em espaço urbano. Representando o desejo de alguns setores imobiliários, e parte do poder público, as propostas discutidas buscam transformar os usos da terra e implantar novos projetos imobiliários no bairro. Caracterizado tanto pela existência de remanescentes de mata atlântica, que protegem as nascentes da cidade de Viçosa, como pela existência de uma comunidade que ainda expressa em seu cotidiano modos de vida rural, as ideias de expansão urbana ameaçam tanto a natureza quanto a vida dos moradores do Paraíso, com repercussões ambientais que podem comprometer o abastecimento para a cidade de Viçosa.
Em seu cotidiano, os moradores dessas comunidades convivem com as consequências do processo de expansão urbana, uma vez que se encontra localizada próxima a saída da Universidade Federal de Viçosa, isto é, em áreas com crescente valorização imobiliária. Nesse sentido, as disputas em torno do futuro ordenamento do Paraíso desdobram-se em conflitos ambientais, que são essencialmente conflitos territoriais. Nessas áreas que apresentam remanescentes de mata atlântica e as principais nascentes que abastecem o município, a disputa por esses bens está inserida nos projetos de modificação de uso propostos para o bairro, principalmente após a integração da área com a Universidade Federal de Viçosa.Em um mundo de mudanças constantes e cujos efeitos têm se mostrado cada vez desastrosos para a natureza e sociedade, entender os conflitos ambientais na Comunidade do Paraíso constitui-se em possibilidade de compreender os diferentes projetos, dar visibilidade as lutas e criar instrumentos para a preservação da natureza, assegurando um futuro em que os moradores de Viçosa e região não serão tão afetados pelos problemas hídricos já presentes.
Palavras-chave Geografia, Conflitos Socioambientais, Planejamento Urbano
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.