Resumo |
Ao longo da história da Ciência, percebe-se uma forte influência dos conhecimentos matemáticos no desenvolvimento da Química, Física e Biologia. Apesar desta importância, os graduandos de Ciências Biológicas da UFV apresentam dificuldades de aprendizagem em relação às disciplinas das áreas de Ciências Exatas (química, física, estatística e cálculo). Nesse contexto, esta pesquisa buscou identificar as causas dessas dificuldades; se os graduandos participam das monitorias e tutorias oferecidas pela Universidade e também levantar as metodologias e recursos utilizados pelos professores das referidas disciplinas, a fim de compreender sua efetividade no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa teve caráter social, observacional e explicativo e a coleta de dados, abrangendo o período de 2015 a 2019, foi realizada através de dois formulários, um para os discentes e outro para os docentes. Noventa e dois discentes e onze professores (quatro da área de física, quatro de química, um de estatística e dois de matemática) responderam à pesquisa. A maioria dos discentes relatou que teve dificuldades na aprendizagem de conteúdos das disciplinas de exatas, desde o ensino básico. Porém, eles também citaram que, na Universidade, as metodologias utilizadas (tecnicistas/bancárias), a falta de professores formados nas áreas que lecionam e o grande número de alunos por sala comprometeram a aprendizagem. As metodologias foram consideradas como estressantes, massivas e pouco diversas pela maioria dos graduandos, que também criticaram a falta de aplicabilidade de alguns conteúdos em sua área de atuação. Durante a graduação, 31 participantes fizeram aulas particulares para alguma destas disciplinas, 51 deles reprovou em alguma delas e 25 tiveram reprovações consecutivas na mesma disciplina. Quanto às monitorias/tutorias, 59 respondentes afirmaram ter participado de alguma e 53 deles as consideraram importantes para sua aprendizagem e aprovação. Ao analisar as respostas dos docentes, detectou-se, prevalentemente, a utilização de metodologias tradicionais, como aulas expositivas, listas de exercícios e provas. Oito professores também ressaltaram a grande defasagem de conhecimentos básicos por parte dos estudantes, o que dificulta o aprendizado de conteúdos ministrados nos cursos de graduação. Nove deles também relataram que os programas de monitoria são pouco procurados pelos graduandos, e, geralmente, apenas em véspera de provas. Através da análise das respostas, o que se observa é uma grande dificuldade por parte dos docentes em atualizar suas metodologias, bem como a existência de um bloqueio por parte dos estudantes em se interessarem e se dedicarem às disciplinas de exatas. Por isso, há a necessidade de sanar lacunas na aprendizagem dos estudantes que os impedem de progredir nos conteúdos, além de fomentar, por meio de metodologias ativas e significativas, o interesse desses estudantes, garantindo assim, uma formação mais completa aos futuros biólogos. |