Resumo |
Introdução: O projeto academia escola foi pensado e desenvolvido pelos membros da Educação Física, Consultoria, Assessoria e Prestação de Serviços (EFICAP), com objetivo de oferecer ao público estudantil, uma oportunidade de prática de atividades físicas orientadas e de qualidade bem como aos acadêmicos do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV), complementação da formação e experiência práticas de gestão e na didática de atuação no nicho do mercado de trabalho. Objetivos: Análise de aspectos do impacto da participação no projeto Academia Escola, vivenciados por ex-estagiários em suas atividades profissionais. Metodologia: Trata-se de um estudo de caráter investigativo qualitativo, (LOBATO 2020) por meio do levantamento de dados e informações em diferentes fontes, em que se busca por meio do posicionamento atual no mercado inferir sobre os potenciais contribuições da participação na academia escola. Resultados: O Projeto Academia Escola mostrou-se fundamental na formação profissional dos alunos que participaram do projeto, sendo eles bacharéis do curso de educação física. Além de contribuir para a formação na área de atuação, ampliando as experiências práticas, são submetidos ao processo seletivo e de treinamento e avaliativo que potencializam outros benefícios como desenvolvimento da responsabilidade, da proatividade, da organização e comprometimento, como também um pontapé inicial para a experimentação em aspectos relacionada à gestão e organização estrutural. Encontramos, após a busca em dados de atuação profissional dos egressos desses estágios se mantiveram no mesmo setor de atuação no exercício profissional, onde 9 dos 11 estagiários do projeto, continuam atuando na área. Conclusão: Encontramos, inicialmente que o estudo mostrou que o projeto academia escola contribui para o conhecimento do processo de seleção e envolvimento no âmbito da gestão da atividade, promovendo uma experiência marcante e primordial para os que dela participaram, proporcionando benefícios na formação como na vida profissional dos estagiários, constituindo, dentre outros benefícios, uma visão empreendedora, um sentido de organização e comprometimento com o trabalho, a visão de gestão empresarial, e dos valores institucionais, imprescindíveis para a consolidação no mercado profissional. Há que se destacar que essas evidências indicam importante campo de buscas para fortalecer os aspectos ate aqui percebidos. |