“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16843

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Bárbara Frota Aragão
Orientador PAULO LANES LOBATO
Outros membros Clara Costa Cordeiro Perpétuo, Davi Arcanjo Rosa Silva, Giovane Cordeiro Campos, Nathan Cassimiro de Faria
Título Projeto Academia Escola: Impactos no Mercado de Trabalho
Resumo Introdução: O projeto academia escola foi pensado e desenvolvido pelos membros da Educação Física, Consultoria, Assessoria e Prestação de Serviços (EFICAP), com objetivo de oferecer ao público estudantil, uma oportunidade de prática de atividades físicas orientadas e de qualidade bem como aos acadêmicos do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV), complementação da formação e experiência práticas de gestão e na didática de atuação no nicho do mercado de trabalho. Objetivos: Análise de aspectos do impacto da participação no projeto Academia Escola, vivenciados por ex-estagiários em suas atividades profissionais. Metodologia: Trata-se de um estudo de caráter investigativo qualitativo, (LOBATO 2020) por meio do levantamento de dados e informações em diferentes fontes, em que se busca por meio do posicionamento atual no mercado inferir sobre os potenciais contribuições da participação na academia escola. Resultados: O Projeto Academia Escola mostrou-se fundamental na formação profissional dos alunos que participaram do projeto, sendo eles bacharéis do curso de educação física. Além de contribuir para a formação na área de atuação, ampliando as experiências práticas, são submetidos ao processo seletivo e de treinamento e avaliativo que potencializam outros benefícios como desenvolvimento da responsabilidade, da proatividade, da organização e comprometimento, como também um pontapé inicial para a experimentação em aspectos relacionada à gestão e organização estrutural. Encontramos, após a busca em dados de atuação profissional dos egressos desses estágios se mantiveram no mesmo setor de atuação no exercício profissional, onde 9 dos 11 estagiários do projeto, continuam atuando na área. Conclusão: Encontramos, inicialmente que o estudo mostrou que o projeto academia escola contribui para o conhecimento do processo de seleção e envolvimento no âmbito da gestão da atividade, promovendo uma experiência marcante e primordial para os que dela participaram, proporcionando benefícios na formação como na vida profissional dos estagiários, constituindo, dentre outros benefícios, uma visão empreendedora, um sentido de organização e comprometimento com o trabalho, a visão de gestão empresarial, e dos valores institucionais, imprescindíveis para a consolidação no mercado profissional. Há que se destacar que essas evidências indicam importante campo de buscas para fortalecer os aspectos ate aqui percebidos.
Palavras-chave educação física, impactos, mercado de trabalho.
Forma de apresentação..... Painel
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