“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16840

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Informática
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Suelen Chaves Fernandes
Orientador VLADIMIR OLIVEIRA DI IORIO
Outros membros Arthur Wakim Enrici, Luciana Maria dos Santos Cruz, Marcella Egg Mendes, Paloma de Paula Fagundes
Título Embaixadores UFV: a importância do acolhimento aos estrangeiros universitários no cenário pós ensino remoto
Resumo A chegada e adaptação de estudantes de mobilidade acadêmica internacional à Universidade Federal de Viçosa (UFV) é um processo cansativo e trabalhoso na maioria das vezes, visto que as diferenças culturais e linguísticas podem dificultar a integração desses estudantes ao novo ambiente. Além disso, esses obstáculos se tornaram ainda mais acentuados em decorrência das mudanças ocasionadas pela pandemia da COVID–19, já que as novas normas sanitárias impossibilitaram viagens e limitaram o contato físico por um longo período. Dessa forma, este trabalho visa descrever como o projeto Embaixadores UFV atuou na garantia de uma melhor transição dos discentes de mobilidade para o ensino presencial, bem como seus consequentes ajustes ao Brasil e à UFV no ano de 2022. As atividades realizadas foram organizadas pelos alunos de graduação integrantes do projeto de extensão Embaixadores UFV, juntamente com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), de forma a atender as necessidades de cerca de 30 estudantes de mobilidade acadêmica da Nigéria e Colômbia. Dentre estas atividades, houve demonstração em vídeo e PDF, nas línguas Inglês, Português e Espanhol, de como utilizar o PVANet Moodle, uma vez que as aulas ainda permaneciam remotas. A partir da confirmação da UFV do retorno presencial, o Embaixadores UFV lidou com o desafio da chegada simultânea de vários desses estudantes atendidos. Como uma forma de integrá-los ao Brasil, bem como uns com os outros, houve um piquenique aberto ao público. Além disso, foram realizadas ações de auxílio individualizado, como a procura por acomodação, instruções sobre transporte aéreo e rodoviário, como fazer a carteira de identidade - o Registro Nacional Migratório (RNM), onde comprar comida e itens de higiene, onde realizar o câmbio de moeda, como melhorar o Português, e outras particularidades que cada situação exige. Durante as atividades, todos os envolvidos se mostraram entusiasmados pela troca acadêmica e cultural possibilitada, em especial os estrangeiros, que desde então construíram um vínculo de amizade com diversos embaixadores. Corroborado pela contínua troca de mensagens entre as partes através das redes sociais, esse vínculo evidencia a importância do projeto no cenário de reestruturação e readaptação pós volta do ensino presencial, proporcionando aos discentes internacionais uma estadia mais proveitosa e significativa na universidade. Não obstante, destaca-se a eficiência da DRI na aproximação dos estudantes da UFV com o mundo acadêmico científico internacional, assegurando a ambas as partes uma comunicação segura. Assim, apesar de muitas mudanças e da alta demanda de trabalho, graças à dedicação e empatia dos membros do projeto que são todos voluntários, o Embaixadores UFV conseguiu alcançar êxito e obter respostas positivas dos estudantes de mobilidade. Ao mesmo tempo, a atuação dos Embaixadores reforça a carência da universidade de outras formas de integração dos intercambistas, além do projeto.
Palavras-chave Estudantes internacionais, Adaptação, Retorno presencial.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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