“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16818

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Marina Tack Ramos
Orientador THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ
Outros membros Camila Gargano, FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE, Joao Santana Tomaz, maria eliana barbosa pereira vieira, Mariana Carvalho de Paula, Priscila Maria de Oliveira, Thais Santos das Neves, Zaquiel da Silva Santos
Título Diálogo com mestres e mestras dos povos tradicionais e indígenas na construção coletiva de materiais didáticos interculturais e inclusivos.
Resumo O projeto Caminhos para a educação intercultural a partir do Encontro de Saberes: produção coletiva de materiais didáticos inclusivos foi criado na busca de abordar a diversidade biocultural nos ambientes de ensino. O objetivo é a formação integral do ser humano, para atuação na transformação da sociedade, no sentido de um mundo mais equitativo, justo, antirracista e sustentável. A necessidade da abordagem da diversidade biocultural está presente no documento curricular vigente da educação escolar como tema contemporâneo transversal. Este trabalho retrata as ações de extensão de um dos grupos de trabalho do projeto, no Acervo Biocultural do Entre Folhas/UFV, com objetivo de produção coletiva, junto às/aos mestras/es dos povos tradicionais e indígenas, de materiais didáticos interculturais e de divulgação. A proposta é retratar os anúncios dos povos e comunidades envolvidos no Acervo, bem como suas denúncias, apoiando suas lutas contra as ameaças aos seus direitos e seus territórios. Tais materiais poderão ser utilizados nos espaços educativos das comunidades e em seus enfrentamentos políticos, bem como nas demais escolas e universidades. A finalidade de uso desses materiais nas escolas e universidades é de reconhecimento e participação das/os estudantes pertencentes a comunidades tradicionais na educação escolar e de acesso ao conhecimento da diversidade cultural brasileira à todas/os estudantes. Para tal, vem sendo realizado desde 2021 reuniões no Acervo Biocultural, nas quais foram mapeadas demandas das comunidades para a produção de materiais. Durante o semestre passado, a partir da solicitação da mestra indígena Pataxó, integrante deste grupo de trabalho, foi fornecido suporte para a criação de um site para divulgação da Associação de Terapeutas Tradicionais– e construído um roteiro para um vídeo educativo sobre a Oca Tokmã Kahap, que será produzido a partir do próximo semestre. Foi produzido também um roteiro, junto a um dos membros do Grupo de Trabalho, quilombola e estudante da Licenciatura em Educação do Campo/UFV, para a produção de um documentário sobre a comunidade quilombola Buriti do Meio, localizada no município de São Francisco - MG, em processo de finalização. Outra ação realizada foi a participação na organização e realização da XIII Troca de Saberes da UFV, a ser realizada em agosto deste ano. Entre os espaços da Troca de Saberes está sendo estruturado o espaço de divulgação dos materiais didáticos interculturais produzidos no projeto. Nesta edição, será lançado o documentário sobre a comunidade quilombola Buriti do Meio, desenvolvido pelo grupo. Em conclusão, considera-se que o diálogo de saberes possibilitado na construção coletiva de materiais didáticos interculturais é fundamental para construção de novos saberes que nos possibilite superar a crise socioambiental e civilizatória que vivemos, bem como favorecer uma educação crítica, de qualidade social, diversa, decolonial e que respeite a história dos povos.
Palavras-chave diversidade biocultural, materiais didáticos interculturais, educação inclusiva
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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