“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16779

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Thaís Rafaela de Carvalho
Orientador ANA LUISA BORBA GEDIEL
Título Libras e Formação de professores na ótica decolonial: uma proposta de análise das ementas do CELIB
Resumo Como usuários de uma língua minoritária, os Surdos brasileiros se vêem vítimas de uma visão colonialista que os fabrica como deficientes, ignorando os seus processos formativos, identitários e linguísticos. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa foi analisar as ementas que compõem os diferentes níveis do Curso de Extensão em Língua Brasileira de Sinais (CELIB), a fim de verificar e discutir quais são os conteúdos programáticos que contribuem para uma formação docente sobre um viés decolonial. Para isso, o referencial teórico teve como base os debates sobre a decolonialidade, que emerge com o objetivo de dar visibilidade e romper com as estruturas de poder que são inseridas nas discussões sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e seus usuários. Tal reflexão apoia o entendimento de que as pessoas Surdas utilizam como principal meio de comunicação uma língua minoritária, no entanto, prevalece uma visão colonialista que os fabrica como deficientes, ignorando os seus processos formativos, identitários e linguísticos. Nessa perspectiva, torna-se de suma importância compreender as iniciativas decoloniais desenvolvidas em apoio à Comunidade Surda, sua língua e sua cultura, dentre essas, destacam-se os cursos de ensino da Libras, como as ações do CELIB. Para o desenvolvimento da pesquisa foi escolhida a abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa do tipo documental, uma vez que foram analisados os materiais didáticos do CELIB, sendo elas as ementas e os conteúdos programáticos. As atividades da pesquisa tiveram início em setembro de 2021, a partir do recebimento dos documentos referentes às ementas do curso nos diferentes níveis: níveis básicos (níveis 1 e 2), intermediário (níveis 3 e 4) e avançado (nível 5). Posteriormente, iniciou-se o processo de mapeamento e catalogação do material. Como resultados, foram consideradas temáticas que abordam conteúdos envolvendo uma formação crítica: Cultura e Identidade Surda, Comunidade Surda, Setembro Azul, Literatura Surda e Educação de Surdos. Por meio desses temas, o CELIB oferece um ensino de Libras pautado nas discussões decoloniais, levando em conta a percepção das diferenças linguísticas e culturais desse grupo. Assim, como o curso tem como um dos objetivos a formação de professores inclusivos e reflexivos, considera-se importante a abordagem dessas temáticas, a fim de tornar a educação brasileira mais igualitária.
Palavras-chave Decolonialidade, Curso de Libras, Formação de professores
Forma de apresentação..... Vídeo
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