“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16764

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor William Carvalho Xavier Ladeira
Orientador CATARINA MARIA NOGUEIRA DE OLIVEIRA SEDIYAMA
Outros membros Otávio Ferreira Nunes, Pâmela Joanes Rosa Guerra
Título Aplicação de "quiz" em pacientes e funcionários diabéticos no Hospital São Sebastião, Viçosa - MG - um relato de experiência
Resumo INTRODUÇÃO:O Diabetes Mellitus (DM) é uma condição que compreende os distúrbios metabólicos caracterizados por hiperglicemia decorrentes de problemas na ação e/ou secreção da insulina, hormônio essencial para o consumo da glicose pelas células do organismo. Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes, em 2021, mais de 214 mil pessoas com idade entre 20 e 79 anos faleceram em decorrência da doença no Brasil. Além disso, complicações resultantes do controle glicêmico inadequado, têm impacto substancial na morbidade, afetando a qualidade de vida e ocasionando um aumento da demanda pelos serviços de saúde. Nesse sentido, alunos do sétimo período do Curso de Medicina da UFV (Universidade Federal de Viçosa), sob supervisão de uma preceptora da mesma instituição, realizaram um trabalho de educação em saúde com pacientes e funcionários diabéticos do Hospital São Sebastião (HSS), em Viçosa - MG. OBJETIVOS: Relatar as ações de uma atividade de extensão que tem como objetivo avaliar o conhecimento de pacientes e funcionários diabéticos do HSS sobre o DM, identificando desinformações e dúvidas, enquanto acadêmicos do curso de medicina exercitam habilidades de comunicação e promovem educação. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: Foram selecionadas oito sentenças curtas que abordavam aspectos importantes do Diabetes Mellitus. As frases foram lidas pelos aplicadores da dinâmica e os avaliados eram orientados a classificá-las como “verdade” ou “mentira”, de acordo com o conhecimento prévio sobre o assunto, depois era informado se a resposta estava certa ou errada, seguida de uma justificativa elaborada em uma linguagem acessível e objetiva. As explicações fornecidas aos participantes foram previamente combinadas entre os alunos e a professora orientadora, a fim de assegurar a confiabilidade e uniformidade das mesmas. O teste foi aplicado nas enfermarias e Pronto-Atendimento do HSS e contou com a participação voluntária de funcionários e pacientes diabéticos que foram identificados através de suas iniciais. Informações sobre o tempo de diagnóstico, a idade e o sexo dos participantes também foram obtidos e transcritos para uma planilha do programa Google Sheets RESULTADOS ALCANÇADOS ATÉ O MOMENTO: Participaram da atividade 12 diabéticos. Todos foram instruídos com as mesmas informações de acordo com seus erros e acertos no teste. A taxa de acerto global das questões foi de 61%. Os participantes demonstraram desconhecimento principalmente nas áreas de etiologia e tratamento da doença. CONCLUSÃO: O relato dessa atividade tem como objetivo trazer à tona concepções errôneas que diabéticos têm sobre a doença, contribuindo para a adoção de práticas corretas no dia a dia dessas pessoas, para uma maior aderência a dieta a ao tratamento correto da doença. A atividade pode contribuir para estimular a comunidade acadêmica a criar ações de educação em saúde dessa natureza e, portanto, gerar benefícios para a sociedade.
Palavras-chave Diabetes Mellitus, Prevenção Terciária, Promoção da Saúde
Forma de apresentação..... Painel
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