“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16760

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Recursos florestais e engenharia florestal
Setor Departamento de Engenharia Florestal
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor William Colatino Martins
Orientador VINICIUS RESENDE DE CASTRO
Outros membros Eduardo Júnio Santiago Cirilo, Gabriel Reis Portilho, Rafael Silveira Gomes Cardoso, William Moreira de Oliveira
Título Análise de densitometria de raios X em colmos de bambu Dendrocalamus asper
Resumo Metodologias que utilizam a radiação como a densitometria de raios X, são consideradas técnicas não destrutivas de avaliação do lenho de madeiras e de colmos de bambu. No presente estudo, foi utilizada da metodologia de atenuação de feixes de raios X em amostras de bambu Dendrocalamus asper, obtendo-se o perfil de densidade e imagens digitais em escala de cinza e Rainbow. O resultado da metodologia não destrutiva foi comparado à metodologia tradicional de determinação da densidade aparente da norma ABNT NBR 16.828-2 (2020).
Colmos de bambu foram coletados em três posições ao longo do fuste de sete varas, sendo base (0% da altura), meio (50% da altura) e topo (100% da altura). Destas posições, foram confeccionadas amostras com 2 milímetros de espessura no sentido radial (miolo-casca) e climatizadas a 25 ºC de temperatura e a 60% de umidade relativa do ar. Posteriormente, as amostras de bambu foram inseridas no equipamento de raios X digital, modelo Faxitron LX-60, que foram geradas as imagens digitais com alta resolução e contraste e salvas no formato DICOM. Os perfis densitométricos de densidade aparente, foram obtidos por meio destas imagens em escala de cinza e a calibração foi realizada por meio de uma escala de acetato de celulose, por meio do software ImageJ. Os perfis de densidade aparente do longo do sentido da espessura dos colmos de bambu foram analisados na escala de cinza, rainbown e pela plotagem da superfície 3D de variação de densidade. Os resultados permitiram concluir que por meio das imagens digitais das amostras do colmo de bambu, bem como do perfil densitométrico, evidenciaram a importância do uso de imagens de raios X para um melhor entendimento da variação da densidade aparente ao longo do sentido da espessura do colmo de bambu. Em relação às imagens de raios X em escala de cinza, verificou-se a variação de cores indo do branco ao preto, predominando a coloração cinza. As regiões com colorações mais esbranquiçadas representaram porções com densidades mais altas, e regiões com colorações mais escuras, porções com densidades mais baixas. Em todas posições de altura do colmo, verificou-se a tendência de maior presença de regiões esbranquiçadas na proximidade da região da casca, simbolizando assim a observação em perspectiva radial, da maior densidade do bambu na proximidade de sua casca.
Palavras-chave Bambu, Raios X, Densitometria.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,83 segundos.