“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16758

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Julia Couto dos Santos
Orientador GLAUCE DIAS DA COSTA
Outros membros Andressa Carla Medeiros, Larissa Farias Monte, Larissa Souza Ferreira, Laura Soares Fraga, Maria Alice Spadarotto Neves Aguiar, Stefany da Silva Paes, Thiago Barboza Salvador, Yasmin Soares Magalhães
Título Atividade de educação alimentar e nutricional sobre a safra do mês: Uma maneira de inovar e disseminar conhecimento à população virtual.
Resumo As redes sociais são, atualmente, um dos mais amplos meios de comunicação disponíveis. Aliando essas informações à questão da COVID-19 e o contínuo cuidado com o distanciamento social, as redes sociais tornam-se uma importante ferramenta de disseminação da educação alimentar e nutricional, permitindo a abrangência, portanto, de um público extenso e diversificado. O objetivo do trabalho foi divulgar o conhecimento para a população virtual da rede social Instagram sobre a safra do mês, bem como os alimentos mais abundantes e mais acessíveis economicamente em cada época do ano. Ainda, objetivou-se estimular uma maior autonomia e criticidade acerca das escolhas alimentares, disponibilizando esses conteúdos para a população em geral, além de despertar o interesse do público sobre as feiras locais, sobre a área da nutrição e os benefícios que esses conhecimentos podem trazer. Os posts sobre a safra do mês iniciaram-se no dia 2 de março de 2022, sendo 4 episódios já publicados, cada um em um mês, na rede Instagram. Os conteúdos foram produzidos pelos alunos integrantes do Programa de Educação Tutorial em Nutrição (PET-Nutrição) da Universidade Federal de Viçosa. Assim, a cada mês foram apresentadas a safra de frutas, legumes e verduras em formato de imagem ou de vídeos produzidos nas feiras da cidade de Viçosa- MG, de maneira com que facilite o entendimento e acesso das pessoas. Na descrição de cada post foi mencionado que os alimentos da safra, além de trazerem maior economia, são alimentos mais saborosos, para que, dessa forma, o público entenda a importância dessas informações e possa se beneficiar com ela. Dessa forma, ao alegar os benefícios e associar os alimentos da safra do mês às feiras locais, há, por conseguinte, um maior incentivo acerca da obtenção de produtos advindos da agricultura familiar, de produtores locais e produtos in natura ou minimamente processados, que trazem extensos benefícios à saúde. Para mais, foi possível desenvolver e aprimorar algumas habilidades no grupo como a criatividade, comunicação nas redes sociais, conhecimento sobre engajamento, dentre diversos outros. Outrossim, obteve-se, como resultado dos posts, 3.879 visualizações, 188 curtidas, 50 compartilhamentos e 12 pessoas salvaram o conteúdo. Foram alcançadas, no total, 4.108 contas do Instagram. Pode-se concluir, portanto, que, embora tenha havido os desafios da COVID-19, foi possível disseminar o conhecimento do PET-Nutrição para a população do Instagram, além de manter o contato com a comunidade externa no contexto do distanciamento social. Dessa forma, 4.108 contas foram alcançadas e receberam o conteúdo da educação nutricional sobre a safra do mês. Ademais, foi possível agregar novas habilidades e experiências ao grupo PET-Nutrição acerca de publicação de conteúdo, redes sociais e engajamentos.
Palavras-chave educação nutricional, safra do mês, rede social
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,63 segundos.