Outros membros |
Andressa Carla Medeiros, Larissa Farias Monte, Larissa Souza Ferreira, Laura Soares Fraga, Maria Alice Spadarotto Neves Aguiar, Stefany da Silva Paes, Thiago Barboza Salvador, Yasmin Soares Magalhães |
Resumo |
As redes sociais são, atualmente, um dos mais amplos meios de comunicação disponíveis. Aliando essas informações à questão da COVID-19 e o contínuo cuidado com o distanciamento social, as redes sociais tornam-se uma importante ferramenta de disseminação da educação alimentar e nutricional, permitindo a abrangência, portanto, de um público extenso e diversificado. O objetivo do trabalho foi divulgar o conhecimento para a população virtual da rede social Instagram sobre a safra do mês, bem como os alimentos mais abundantes e mais acessíveis economicamente em cada época do ano. Ainda, objetivou-se estimular uma maior autonomia e criticidade acerca das escolhas alimentares, disponibilizando esses conteúdos para a população em geral, além de despertar o interesse do público sobre as feiras locais, sobre a área da nutrição e os benefícios que esses conhecimentos podem trazer. Os posts sobre a safra do mês iniciaram-se no dia 2 de março de 2022, sendo 4 episódios já publicados, cada um em um mês, na rede Instagram. Os conteúdos foram produzidos pelos alunos integrantes do Programa de Educação Tutorial em Nutrição (PET-Nutrição) da Universidade Federal de Viçosa. Assim, a cada mês foram apresentadas a safra de frutas, legumes e verduras em formato de imagem ou de vídeos produzidos nas feiras da cidade de Viçosa- MG, de maneira com que facilite o entendimento e acesso das pessoas. Na descrição de cada post foi mencionado que os alimentos da safra, além de trazerem maior economia, são alimentos mais saborosos, para que, dessa forma, o público entenda a importância dessas informações e possa se beneficiar com ela. Dessa forma, ao alegar os benefícios e associar os alimentos da safra do mês às feiras locais, há, por conseguinte, um maior incentivo acerca da obtenção de produtos advindos da agricultura familiar, de produtores locais e produtos in natura ou minimamente processados, que trazem extensos benefícios à saúde. Para mais, foi possível desenvolver e aprimorar algumas habilidades no grupo como a criatividade, comunicação nas redes sociais, conhecimento sobre engajamento, dentre diversos outros. Outrossim, obteve-se, como resultado dos posts, 3.879 visualizações, 188 curtidas, 50 compartilhamentos e 12 pessoas salvaram o conteúdo. Foram alcançadas, no total, 4.108 contas do Instagram. Pode-se concluir, portanto, que, embora tenha havido os desafios da COVID-19, foi possível disseminar o conhecimento do PET-Nutrição para a população do Instagram, além de manter o contato com a comunidade externa no contexto do distanciamento social. Dessa forma, 4.108 contas foram alcançadas e receberam o conteúdo da educação nutricional sobre a safra do mês. Ademais, foi possível agregar novas habilidades e experiências ao grupo PET-Nutrição acerca de publicação de conteúdo, redes sociais e engajamentos. |