“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16755

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Arianny Cristina Chaves Lacerda
Orientador SIMONE MARIA DANTAS LONGHI
Título Biodiversidade e preservação ambiental em francês: aprender língua estrangeira e ampliar a conscientização ambiental
Resumo Este trabalho tem como objetivo a divulgação de um projeto de extensão que relaciona o aprendizado de francês língua estrangeira (FLE) à educação ambiental no contexto do CAp-COLUNI/UFV. Intitulado “Biodiversidade e preservação ambiental em francês: aprender língua estrangeira e ampliar a conscientização ambiental”, o projeto, ainda em curso, é pautado por uma perspectiva transdisciplinar no intuito de sensibilizar jovens estudantes de Ensino Médio à importância de conhecer a biodiversidade brasileira, bem como preservar o meio ambiente, em uma proposta de formação em que a língua estrangeira não é apenas objeto de ensino, mas principalmente instrumento para a aprendizagem de outros conteúdos disciplinares. O curso tem como princípios teóricos gerais a concepção vygotskiana de desenvolvimento associado à aprendizagem (Vygotski, 1926/2010; 1934/1997) e a perspectiva freiriana no que diz respeito à autonomia (Freire, 1996/2011). Da mesma forma, sob o respaldo da abordagem de ensino por meio de projetos (Perrenoud, 1999), em que os estudantes são levados a realizar tarefas em língua francesa, realizamos oficinas temáticas semanais com o objetivo de desenvolver capacidades conceituais, linguageiras e praxeológicas. Em outras palavras, esperamos que as atividades relacionadas à biodiversidade e à preservação do meio ambiente possibilitem simultaneamente (1) o desenvolvimento das capacidades linguageiras dos estudantes (Dolz; Schneuwly, 1998); (2) o domínio de conceitos atrelados à educação ambiental; e (3) uma conscientização que provoque mudanças nos comportamentos dos estudantes no que tange à uma melhoria nos hábitos ecológicos e no relacionamento com o meio ambiente. Por conseguinte, considerando a ação social dos sujeitos envolvidos nesse experimento didático, como produto final do projeto de extensão, os alunos irão engajar-se na criação de recursos audiovisuais que promovam a conscientização acerca da importância da preservação ambiental também para a população, de modo que o aprendizado construído ao longo desse processo não se restrinja apenas aos alunos participantes do projeto.
Palavras-chave francês língua estrangeira, aprendizagem baseada em projetos, educação ambiental
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,62 segundos.