Resumo |
O ensino de Biologia, muitas vezes, torna-se complexo para os alunos, uma vez que é muito descritivo e exige abstração. Porém, a utilização de metodologias de ensino alternativas, como a realização de aulas práticas, podem ajudar a contornar essas dificuldades e proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais significativa. Desta forma, no presente trabalho descreve-se uma visita orientada envolvendo 64 estudantes dos três anos do Ensino Médio de uma escola pública de Cajuri/Minas Gerais, acompanhados de seus respectivos professores. A atividade foi organizada pelos membros do PET/Biologia/UFV, de forma a atender tanto às expectativas dos visitantes, em termos de conhecer os espaços da UFV e manipular equipamentos que não estão disponíveis nas escolas, quanto às políticas extensionistas da UFV, promovendo maior interação entre a sociedade e o meio universitário. Nesta atividade, os estudantes puderam, individualmente, manipular microscópios de luz para observar diferentes materiais biológicos em lâminas permanentes e não permanentes. Durante a observação de células animais (hepatócitos, neurônios, células sanguíneas e musculares), estimulou-se a percepção dos estudantes para os diferentes formatos celulares, o número e a localização dos núcleos, de forma a complementar a aula teórica que havia sido ministrada na escola. Ao observarem células vegetais de caule e folha (Elodea), os estudantes puderam observar a parede celular e os cloroplastos em movimento, devido ao processo de “ciclose”. A presença da parede celular e dos cloroplastos serviu de base para a discussão das diferenças entre as células vegetais e animais. Por fim, os estudantes observaram uma lâmina que continha a letra “a”, para perceberem, na prática, que as imagens formadas no microscópio são invertidas. Durante a atividade, os estudantes mostraram-se muito entusiasmados com a possibilidade de manusear o microscópio e interessados em observar os diferentes materiais biológicos. Ao final da atividade foi entregue um formulário com perguntas voltadas aos conteúdos abordados na aula e o quanto eles acreditavam que haviam aprendido. Ao analisar os resultados obtidos foi constatado que apenas três estudantes já haviam manipulado um microscópio anteriormente e que a atividade os ajudou a fixar o conteúdo já estudado, além de gerar um interesse pela área das ciências. Detectou-se também, que a atenção dada a cada estudante gerou um ambiente amigável, o que fez com que eles se sentissem à vontade para realizar perguntas e interagir com os petianos. Na avaliação das professoras, a atividade de extensão descrita contemplou os assuntos abordados na escola e contribuiu significativamente para a formação dos alunos. Assim, concluímos que a atividade realizada favoreceu e reforçou o aprendizado, tornando visível e concreto os conceitos relacionados à biologia celular. Ao mesmo tempo, o feed back obtido reforça a importância de atividades extracurriculares para uma formação mais global e efetiva. |