Resumo |
Descrição do tema central do trabalho: Muitos são os desafios a serem enfrentados pelos estudantes e docentes do século XXI, dentre eles se destacam e o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) que se tornaram cada vez mais necessárias com o advindo da pandemia por COVID-19. Neste contexto, surge a necessidade de implementação de métodos ativos de ensino, aprendizagem e avaliação de forma a estimular a criatividade e a autonomia dos estudantes. Para atender esta demanda foi desenvolvido, o Web-Portfólio Reflexivo (WPR). Público-alvo: estudantes de graduação dos cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição que cursaram a disciplina de Políticas de Saúde no Período de Ensino Remoto (2021) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Justificativa: as Diretrizes Curriculares Nacionais põem em destaque a necessidade de mudanças nos processos de ensino e aprendizagem, visando tirar o foco da aprendizagem mecânica e fragmentada para o desenvolvimento da capacidade cognitiva e metacognitivas. No contexto do ensino remoto ocasionado pela pandemia de COVID-19, esta demanda se tornou ainda mais premente com destaque a mediação pelas TICS. Objetivo: analisar o WPR como método de ensino, aprendizagem e avaliação no campo da formação por competências, visando o desenvolvimento da autonomia, crítica e criatividade de futuros profissionais de saúde. Metodologia: pesquisa qualitativa, no qual coleta de dados se deu por meio da técnica de Observação Participante, cuja finalidade foi identificar as percepções, os sentimentos, as ideias e as atitudes dos estudantes a respeito do processo de construção e aprendizado do WPR. Participaram do estudo 48 estudantes, divididos em grupos formados por 6 alunos, que construíram coletivamente 08 WPR, sendo que cada equipe tinha um observador participante para observar as características e o desenvolvimento de cada aluno em particular e do trabalho em equipe em geral. O objetivo central da Observação Participante era analisar todo o processo de construção do WPR no exercício das seguintes dimensões: aprendizado por investigação ativo e engajado, colaborativo e autocorreção. Os observadores seguiram um roteiro orientador e após os momentos de observação participantes (total de 5 para cada grupo distribuídos ao longo do semestre letivo), construíam um relatório detalhado. Resultados: na percepção dos estudantes, por meio do WPR, propiciou o exercício de pesquisas em fontes fidedignas levando-os a pensar, analisar e refletir, capacitando-os a tomada de decisões e a solução de problemas. Foi evidente a transformação gradual dos estudantes de uma postura passiva e acrítica para posturas mais ativas, críticas e questionadoras das informações recebidas. Conclusão: os achados deste estudo apontam para o desenvolvimento do WPR como método inovador e dinamizador de um processo de formação ativo, crítico e reflexivo, o que vai ao encontro da proposta de formação de estudantes, capazes de investigar e argumentar criticamente. |