“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16741

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Adriana de Cássia Sabino Silva
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Emily de Souza Ferreira, Heloísa Helena Dias, Marina Tosatti Aleixo, Tifani Bernardo Borges Lopes
Título O Web-Portfólio Reflexivo como método ativo no ensino remoto: o exercício do aprender a ser, a fazer, a conhecer a trabalhar juntos
Resumo Descrição do tema central do trabalho: Muitos são os desafios a serem enfrentados pelos estudantes e docentes do século XXI, dentre eles se destacam e o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) que se tornaram cada vez mais necessárias com o advindo da pandemia por COVID-19. Neste contexto, surge a necessidade de implementação de métodos ativos de ensino, aprendizagem e avaliação de forma a estimular a criatividade e a autonomia dos estudantes. Para atender esta demanda foi desenvolvido, o Web-Portfólio Reflexivo (WPR). Público-alvo: estudantes de graduação dos cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição que cursaram a disciplina de Políticas de Saúde no Período de Ensino Remoto (2021) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Justificativa: as Diretrizes Curriculares Nacionais põem em destaque a necessidade de mudanças nos processos de ensino e aprendizagem, visando tirar o foco da aprendizagem mecânica e fragmentada para o desenvolvimento da capacidade cognitiva e metacognitivas. No contexto do ensino remoto ocasionado pela pandemia de COVID-19, esta demanda se tornou ainda mais premente com destaque a mediação pelas TICS. Objetivo: analisar o WPR como método de ensino, aprendizagem e avaliação no campo da formação por competências, visando o desenvolvimento da autonomia, crítica e criatividade de futuros profissionais de saúde. Metodologia: pesquisa qualitativa, no qual coleta de dados se deu por meio da técnica de Observação Participante, cuja finalidade foi identificar as percepções, os sentimentos, as ideias e as atitudes dos estudantes a respeito do processo de construção e aprendizado do WPR. Participaram do estudo 48 estudantes, divididos em grupos formados por 6 alunos, que construíram coletivamente 08 WPR, sendo que cada equipe tinha um observador participante para observar as características e o desenvolvimento de cada aluno em particular e do trabalho em equipe em geral. O objetivo central da Observação Participante era analisar todo o processo de construção do WPR no exercício das seguintes dimensões: aprendizado por investigação ativo e engajado, colaborativo e autocorreção. Os observadores seguiram um roteiro orientador e após os momentos de observação participantes (total de 5 para cada grupo distribuídos ao longo do semestre letivo), construíam um relatório detalhado. Resultados: na percepção dos estudantes, por meio do WPR, propiciou o exercício de pesquisas em fontes fidedignas levando-os a pensar, analisar e refletir, capacitando-os a tomada de decisões e a solução de problemas. Foi evidente a transformação gradual dos estudantes de uma postura passiva e acrítica para posturas mais ativas, críticas e questionadoras das informações recebidas. Conclusão: os achados deste estudo apontam para o desenvolvimento do WPR como método inovador e dinamizador de um processo de formação ativo, crítico e reflexivo, o que vai ao encontro da proposta de formação de estudantes, capazes de investigar e argumentar criticamente.
Palavras-chave Web-Portfólio Reflexivo, Aprendizado ativo, Aprendizado colaborativo
Forma de apresentação..... Vídeo
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