“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16740

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Giovana Elias Repolez
Orientador RITA DE CASSIA GOMES
Outros membros Emanuel de Paulo Costa
Título O projeto “Francês para Todos”: relatos de experiências de estudantes de Letras em formação inicial
Resumo O “Francês para Todos” é um projeto de extensão cuja atividade final consiste no oferecimento de aulas de francês para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, bem como como professores e funcionários que atuam em escolas públicas. O projeto teve início em maio do presente ano e é financiado por recursos do projeto nacional Idiomas sem Fronteiras (Rede Andifes - IsF), sendo as aulas ministradas por bolsistas ou voluntários, graduandos e pós-graduandos do curso de Letras, da habilitação Português/Francês da Universidade Federal de Viçosa. Aliam-se, dessa forma, dois objetivos principais: a democratização do ensino de língua francesa na cidade de Viçosa e a formação inicial e continuada do professor de francês como língua estrangeira (FLE). As aulas oferecidas no projeto de extensão são elaboradas conjuntamente pelos próprios bolsistas e voluntários do projeto, sob a orientação da professora-coordenadora (uma docente do Departamento de Letras da UFV, autora do projeto e responsável pela área de francês no Nucli-IsF-UFV). Conforme dito acima, as turmas atendidas no “Francês para Todos” são compostas por alunos da Educação Básica e/ou profissionais que atuam nesse contexto, os quais demonstraram interesse em participar do curso introdutório no momento da divulgação do projeto nas escolas. Assim sendo, nosso público é bastante heterogêneo no que tange à faixa etária e também aos objetivos no que concerne ao aprendizado da língua francesa. Destarte, nesta apresentação trazemos relatos de experiência de dois professores do projeto que atuam com públicos distintos: um grupo de pré-adolescentes, alunos que possuem entre 12 e 17 anos, e um grupo composto por professores e funcionários, ou seja, alunos maiores de idade. Nosso objetivo é discutir acerca das diferenças de andamento das aulas oferecidas, mesmo estando baseadas em um mesmo plano de ensino. Essas diferenças colocam em evidência a pertinência da extensão universitária e de projetos que favoreçam a relação teoria x prática na formação inicial do professor (SCHÖN, 2000; TARDIF, 2019; PERRENOUD, 2012; ALARCÃO 2011), bem como a necessidade de se conceber e reconhecer o ensino como trabalho (AMIGUES, 2004; MACHADO, 2004), posto que o professor não é apenas um reprodutor de materiais e conteúdos; ele é responsável pela criação, seleção e/ou adaptação de materiais didáticos que atendam às necessidades do público com o qual atua, considerando as características e motivações de seus aprendizes (QECRL, 2018). Assim, através das experiências pessoais de dois professores do projeto, graduandos em Letras, apresentaremos os primeiros resultados do curso de francês oferecido, sob a perspectiva do trabalho desses discentes-professores em formação: os desafios encontrados, as possibilidades, as melhorias a serem efetuadas no material didático, dentre outros aspectos que tocam a atividade pedagógica, considerando especificamente o projeto de extensão aqui mencionado.
Palavras-chave Extensão, Ensino de FLE, Elaboração de Material Didático
Forma de apresentação..... Vídeo
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