Resumo |
Diante da pandemia mundial da COVID-19, houve a suspensão das aulas em todas as instituições de ensino. A partir desse cenário atípico, o Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) desenvolveu o Regime de Estudo Não Presencial (REANP), desde 18 de maio de 2020, que contou com três principais ferramentas: o Plano de Estudo Tutorado (PET) para todas as áreas do conhecimento; o programa de televisão Se Liga na Educação; e o aplicativo Conexão Escola, para que fosse possível o processo ensino aprendizagem. A Educação Física Escolar (EFE) também passou a utilizar esses recursos e plataformas, para ministrar aulas para estudantes em todo o Estado de Minas Gerais. Decerto, além de desafios comuns a outras áreas do conhecimento, há ainda as especificidades e desafios próprios deste componente curricular, que têm relação com paradigmas que cercam historicamente o papel da EFE, levando muitas pessoas a não entenderem ou enxergarem a viabilidade de aulas do componente por via remota. Com isso, o objetivo desse trabalho é identificar e analisar as percepções de professores de Educação Física de uma cidade mineira sobre desafios e especificidades quanto ao seu componente curricular no Regime de Estudo Não Presencial do Estado de Minas Gerais. O presente estudo se caracteriza como pesquisa qualitativa e exploratória. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas na Plataforma Google Meet, onde sete professores compuseram a amostra. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos, sob o número de parecer:5.414.994. Para analisar os dados, foi feita a Análise de Conteúdo. Nos resultados, foram identificadas duas categorias de análise: Instrumentos do REANP e conteúdos da Educação Física; e Impacto do REANP sobre o trabalho docente: estratégias e dificuldades de professores de Educação Física. Os principais instrumentos utilizados pelos professores de EFE durante o REANP, para além das ferramentas criadas pelo governo, foram a elaboração de um material teórico ou a gravação de vídeos. Os conteúdos da EFE trabalhados, em sua maioria, foram tratados apenas de forma teórica, mas, foram diversificados. A avaliação dos alunos tinha como base apenas a entrega/devolutiva do PET. Dentre os vários impactos do REANP no trabalho docente,a carga horária de trabalho diária e semanal foi excessiva na rotina dos professores de EFE. Estes eram demandados por alunos em horários atípicos (a noite, fora do tempo de aula, nos finais de semana, etc.). Conclui-se que os professores do estado de Minas seguiram num cenário de precarização do seu trabalho. A Educação Física teve suas especificidades nesse processo, com um imperativo de tratamento dos seus conteúdos percebidos como positivos e negativos na apropriação dos professores, sobretudo quanto ao potencial de tratamento histórico e conceitual que não conseguia irromper culturas escolares tradicionais. |