“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16727

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Camila de Assis Carvalho
Orientador DOIARA SILVA DOS SANTOS
Outros membros Fernanda Santos de Abreu
Título Percepções de professores de educação física sobre o regime de estudos não presencial da rede estadual de minas gerais.
Resumo Diante da pandemia mundial da COVID-19, houve a suspensão das aulas em todas as instituições de ensino. A partir desse cenário atípico, o Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) desenvolveu o Regime de Estudo Não Presencial (REANP), desde 18 de maio de 2020, que contou com três principais ferramentas: o Plano de Estudo Tutorado (PET) para todas as áreas do conhecimento; o programa de televisão Se Liga na Educação; e o aplicativo Conexão Escola, para que fosse possível o processo ensino aprendizagem. A Educação Física Escolar (EFE) também passou a utilizar esses recursos e plataformas, para ministrar aulas para estudantes em todo o Estado de Minas Gerais. Decerto, além de desafios comuns a outras áreas do conhecimento, há ainda as especificidades e desafios próprios deste componente curricular, que têm relação com paradigmas que cercam historicamente o papel da EFE, levando muitas pessoas a não entenderem ou enxergarem a viabilidade de aulas do componente por via remota. Com isso, o objetivo desse trabalho é identificar e analisar as percepções de professores de Educação Física de uma cidade mineira sobre desafios e especificidades quanto ao seu componente curricular no Regime de Estudo Não Presencial do Estado de Minas Gerais. O presente estudo se caracteriza como pesquisa qualitativa e exploratória. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas na Plataforma Google Meet, onde sete professores compuseram a amostra. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos, sob o número de parecer:5.414.994. Para analisar os dados, foi feita a Análise de Conteúdo. Nos resultados, foram identificadas duas categorias de análise: Instrumentos do REANP e conteúdos da Educação Física; e Impacto do REANP sobre o trabalho docente: estratégias e dificuldades de professores de Educação Física. Os principais instrumentos utilizados pelos professores de EFE durante o REANP, para além das ferramentas criadas pelo governo, foram a elaboração de um material teórico ou a gravação de vídeos. Os conteúdos da EFE trabalhados, em sua maioria, foram tratados apenas de forma teórica, mas, foram diversificados. A avaliação dos alunos tinha como base apenas a entrega/devolutiva do PET. Dentre os vários impactos do REANP no trabalho docente,a carga horária de trabalho diária e semanal foi excessiva na rotina dos professores de EFE. Estes eram demandados por alunos em horários atípicos (a noite, fora do tempo de aula, nos finais de semana, etc.). Conclui-se que os professores do estado de Minas seguiram num cenário de precarização do seu trabalho. A Educação Física teve suas especificidades nesse processo, com um imperativo de tratamento dos seus conteúdos percebidos como positivos e negativos na apropriação dos professores, sobretudo quanto ao potencial de tratamento histórico e conceitual que não conseguia irromper culturas escolares tradicionais.
Palavras-chave Educação Física Escolar, Regime de Estudos Não Presencial, Professor de Educação Física.
Forma de apresentação..... Painel
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