“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16725

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor THAIS ARAUJO SANTANA
Orientador MARIA TEREZA FERNANDINO EVANGELISTA
Título Educação Financeira E Práticas Consumistas: Percepções E Narrativas De Experiências Discentes
Resumo Este estudo, faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa - CAp COLUNI/UFV. Por meio de uma investigação qualitativa, buscamos investigar e compreender as experiências dos/as jovens com a Educação Financeira e com as práticas de consumo, discutir a importância dessa temática no cenário escolar, conhecer as concepções e os saberes que os/as adolescentes revelam ter acerca da Educação Financeira, caracterizar práticas de consumo dos/as adolescentes do CApColuni, refletir acerca dos possíveis impactos das práticas de consumo na vida dos/as adolescentes e, de modo mais amplo, nas relações sociais e no meio ambiente e, por fim, identificar e compreender as relações estabelecidas pelos/as estudantes com a disciplina Projeto de Educação Financeira (PEF) no CApColuni. Os eixos teóricos que deram base ao estudo e às análises versaram sobre a Educação Financeira nas Escolas (Negri, 2010), propiciando a reflexão acerca da importância dessa temática no cenário escolar; o Consumismo (BAUMAN, 2008), colaborando com as compreensões acerca dos hábitos de consumo e seus impactos; e, a Experiência (Larrosa, 2011), considerando tanto as experiências dos/as estudantes respondentes quanto a minha própria). A partir do uso da técnica do questionário (Gil, 2009) e da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), alinhado aos objetivos e eixos desse estudo, observou-se que: há uma lacuna curricular dessa temática nas escolas, visto que, antes do ingresso no Coluni a maioria discente não teve nenhuma abordagem sobre Educação Financeira; um número baixo de estudantes sinaliza que consegue controlar os gastos; as mulheres participantes desse estudo apresentaram maior frequência nas respostas sobre os impactos de suas práticas de consumo; a maioria dos/as estudantes não compra por impulso e avalia a verdadeira necessidade do item desejado; há desinteresse pelas aprendizagens do PEF por parte dos/as alunos/as do 3ª ano, o que aponta para a necessidade de avaliar de forma mais cuidadosa a forma com que os mesmos estão experienciando as temáticas e maneiras de atingir mais profundamente a realidade desses indivíduos. Além disso, notou-se que algumas respostas demonstram uma preocupação com a reserva de dinheiro e com gastos menos supérfluos, demonstrando que muitos/as estudantes se preocupam com a vida futura para além da escolha da profissão. Por fim, nota-se que a Educação Financeira é uma temática muito importante e fundamental na formação dos/as jovens, que deveria ocupar os currículos escolares no sentido de colaborar com o processo formativo mais significativo, crítico e cidadão.
Palavras-chave Experiência, Educação Financeira, Consumismo
Forma de apresentação..... Vídeo
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