“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16710

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Demerson Soares Mariano
Orientador BETHANIA MEDEIROS GEREMIAS
Título Diálogos entre saberes científicos e cotidianos: abordagem de conteúdos envolvendo a química dos cabelos com estudantes do ensino médio e profissionais cabeleireiros
Resumo Na busca para romper com abordagens de ensino que privilegiam a simples transmissão-recepção do conhecimento científico e abordagens que ilustram o modelo de Educação Bancária, proposto por Freire (1987), cujo ensino foca-se na alienação e passividade do estudante, o projeto de extensão em questão foi desenvolvido de maneira condizente para atender os anseios da atual demanda estudantil no que diz respeito à oferta de um ensinar para a vida e ainda, um ensino que coloca o estudante como protagonista do processo ensino-aprendizagem, sendo ele o maior beneficiado. Para tanto, optamos por abordar um problema que é de entendimento e passível de ocorrência para e com os estudantes, mas também para as pessoas com quem eles convivem no cotidiano, tanto dentro quanto fora do espaço das escolas. O problema abordado pelo projeto é o risco à saúde humana e ambiental que agentes alisantes utilizados em salões de beleza acarretam quando usados de modo indiscriminado, sem supervisão e sem orientação profissional. O objetivo é trabalhar o tema Química dos cabelos; Formol e outros alisantes: Riscos e benefícios, numa perspectiva de Ensino CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), com estudantes do ensino médio, por meio de uma sequencia didática e,com a comunidade de cabeleireiros da cidade de Viçosa-MG, por meio de uma palestra e oficina. Para o grupo de estudantes, a ação consta com o planejamento de uma sequência didática, de caráter interdisciplinar, baseada nos pressupostos e estratégias da Educação CTS. Para o segundo grupo, será ministrada uma palestra com ênfase no estudo desde a estrutura química até o ciclo biogeoquímico e nível de toxicidade dos agentes alisantes formol, guanidina e ácido tioglicólico. Os resultados, quando alcançados, serão de natureza qualitativa e de fato só serão obtidos ao término do período de desenvolvimento do projeto de extensão em questão. Concluímos elencando que acreditamos que será desenvolvido em ambos os grupos, de estudantes e profissionais cabeleireiros, o senso de cidadania, ética moral e profissional, para que atuem de forma consciente na sociedade em que vivem, buscando solução de problemas para um melhor convívio em sociedade. Por fim, salientamos que o tema com o qual estamos trabalhando nesse projeto está de acordo com àqueles propostos pela Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio.
Palavras-chave Química dos cabelos, Educação CTS, Cidadania
Forma de apresentação..... Vídeo
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