Resumo |
Na busca para romper com abordagens de ensino que privilegiam a simples transmissão-recepção do conhecimento científico e abordagens que ilustram o modelo de Educação Bancária, proposto por Freire (1987), cujo ensino foca-se na alienação e passividade do estudante, o projeto de extensão em questão foi desenvolvido de maneira condizente para atender os anseios da atual demanda estudantil no que diz respeito à oferta de um ensinar para a vida e ainda, um ensino que coloca o estudante como protagonista do processo ensino-aprendizagem, sendo ele o maior beneficiado. Para tanto, optamos por abordar um problema que é de entendimento e passível de ocorrência para e com os estudantes, mas também para as pessoas com quem eles convivem no cotidiano, tanto dentro quanto fora do espaço das escolas. O problema abordado pelo projeto é o risco à saúde humana e ambiental que agentes alisantes utilizados em salões de beleza acarretam quando usados de modo indiscriminado, sem supervisão e sem orientação profissional. O objetivo é trabalhar o tema Química dos cabelos; Formol e outros alisantes: Riscos e benefícios, numa perspectiva de Ensino CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), com estudantes do ensino médio, por meio de uma sequencia didática e,com a comunidade de cabeleireiros da cidade de Viçosa-MG, por meio de uma palestra e oficina. Para o grupo de estudantes, a ação consta com o planejamento de uma sequência didática, de caráter interdisciplinar, baseada nos pressupostos e estratégias da Educação CTS. Para o segundo grupo, será ministrada uma palestra com ênfase no estudo desde a estrutura química até o ciclo biogeoquímico e nível de toxicidade dos agentes alisantes formol, guanidina e ácido tioglicólico. Os resultados, quando alcançados, serão de natureza qualitativa e de fato só serão obtidos ao término do período de desenvolvimento do projeto de extensão em questão. Concluímos elencando que acreditamos que será desenvolvido em ambos os grupos, de estudantes e profissionais cabeleireiros, o senso de cidadania, ética moral e profissional, para que atuem de forma consciente na sociedade em que vivem, buscando solução de problemas para um melhor convívio em sociedade. Por fim, salientamos que o tema com o qual estamos trabalhando nesse projeto está de acordo com àqueles propostos pela Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio. |