Resumo |
Minha pesquisa é feita no projeto Acauã, que é uma equipe focada na construção de uma aeronave rádio-controlada para participar da competição “SAE Brasil AeroDesign – Classe Micro”, que acontece todos os anos em São Paulo, e lá são feitos vários desafios, como teste de voo e de cargas, a fim de levar o avião ao seu limite. A construção da aeronave começou no início do semestre em nosso laboratório, e conta com o trabalho de todos os membros em conjunto. A outra parte da competição é a escrita de relatórios, onde cada membro tem a responsabilidade de contribuir com o projeto. Meu relatório é focado na área de aerodinâmica e apresenta cálculos necessários para o estudo de perfil da asa e das empenagens de nossa aeronave, formato da asa e posição da mesma. O estudo aerodinâmico é de suma importância, pois nos dá resultados que dizem respeito ao desempenho, estabilidade e eficiência do avião projetado. O primeiro passo no estudo é a escolha dos perfis da asa e das empenagens, essa escolha é feita com base no que desejamos para o avião, buscando as melhores condições de voo e sempre estando dentro dos padrões do regulamento da competição. Utilizando o software XFLR5 consegui interpolar diversos perfis conhecidos, chegando no mais adequado para a nossa asa. Estudando e modificando a geometria deles foi criado um perfil inovador para a equipe, utilizando com alto Coeficiente de Sustentação Máximo e Coeficiente de Momento próximo de 0, esse novo perfil nos proporciona um avião com alta sustentação e muito mais estabilidade do que nos anos anteriores. Já para as empenagens vertical e horizontal foi escolhido um perfil simétrico conhecido, que ajudou a diminuir o arrasto de nossa aeronave. Outro parâmetro importante para a confecção do projeto de asas de avião é o número de Reynolds, que é um número adimensional dependente da corda média aerodinâmica do perfil, da densidade do ar e da velocidade de voo. Ele é necessário para todos os estudos de simulação em CFD, o que nos fornece a maioria dos dados necessários para o projeto, e esses posteriormente são calculados analiticamente como forma de confiabilidade. O AeroDesign é um projeto de extrema importância, pois mesmo sendo aeronaves de pequeno porte fornece resultados inovadores que podem ser implementados na aviação mundial. |