“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16708

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física Geral
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Bruno do Nascimento Silva
Orientador LEONARDO ANTONIO MENDES DE SOUZA
Outros membros ROBSON LUIZ SANTOS
Título Aerodinâmica
Resumo Minha pesquisa é feita no projeto Acauã, que é uma equipe focada na construção de uma aeronave rádio-controlada para participar da competição “SAE Brasil AeroDesign – Classe Micro”, que acontece todos os anos em São Paulo, e lá são feitos vários desafios, como teste de voo e de cargas, a fim de levar o avião ao seu limite. A construção da aeronave começou no início do semestre em nosso laboratório, e conta com o trabalho de todos os membros em conjunto. A outra parte da competição é a escrita de relatórios, onde cada membro tem a responsabilidade de contribuir com o projeto. Meu relatório é focado na área de aerodinâmica e apresenta cálculos necessários para o estudo de perfil da asa e das empenagens de nossa aeronave, formato da asa e posição da mesma. O estudo aerodinâmico é de suma importância, pois nos dá resultados que dizem respeito ao desempenho, estabilidade e eficiência do avião projetado. O primeiro passo no estudo é a escolha dos perfis da asa e das empenagens, essa escolha é feita com base no que desejamos para o avião, buscando as melhores condições de voo e sempre estando dentro dos padrões do regulamento da competição. Utilizando o software XFLR5 consegui interpolar diversos perfis conhecidos, chegando no mais adequado para a nossa asa. Estudando e modificando a geometria deles foi criado um perfil inovador para a equipe, utilizando com alto Coeficiente de Sustentação Máximo e Coeficiente de Momento próximo de 0, esse novo perfil nos proporciona um avião com alta sustentação e muito mais estabilidade do que nos anos anteriores. Já para as empenagens vertical e horizontal foi escolhido um perfil simétrico conhecido, que ajudou a diminuir o arrasto de nossa aeronave. Outro parâmetro importante para a confecção do projeto de asas de avião é o número de Reynolds, que é um número adimensional dependente da corda média aerodinâmica do perfil, da densidade do ar e da velocidade de voo. Ele é necessário para todos os estudos de simulação em CFD, o que nos fornece a maioria dos dados necessários para o projeto, e esses posteriormente são calculados analiticamente como forma de confiabilidade. O AeroDesign é um projeto de extrema importância, pois mesmo sendo aeronaves de pequeno porte fornece resultados inovadores que podem ser implementados na aviação mundial.
Palavras-chave Aerodinâmica, AeroDesign, Física
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,70 segundos.