Resumo |
No contexto da educação, a existência de redes de cooperação entre instituições constitui historicamente uma das bases de desenvolvimento científico. Assim, o vínculo entre pesquisadores de diferentes instituições se dá por meio de projetos interinstitucionais, da participação em simpósios, seminários, congressos, e de trabalhos em conjunto no âmbito da pesquisa e da extensão. Essas e outras atividades de trabalho conjunto contribuem para que instituições de ensino superior colaborem mutuamente na construção do saber científico. Assim sendo, a experiência da cooperação entre instituições com as comunidades locais contribui significativamente para a melhoria da segurança alimentar e nutricional, graças ao esforço em conjunto e ao trabalho multicêntrico. Este trabalho tem por objetivo discorrer sobre a importância de um projeto interinstitucional para a realização de ações de promoção da saúde e da segurança alimentar e nutricional em territórios de agricultores familiares atingidos pelo rompimento da barragem do Fundão em Mariana-MG, em tempos de Covid-19. Trata-se de um estudo descritivo e reflexivo a respeito de um projeto interinstitucional, tendo como parceiros a Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Ouro Preto e Universidade Federal de Minas Gerais. Para tanto, foram eleitas duas comunidades rurais, Cafundão em Mariana-MG e Mata dos Palmitos em Ouro Preto-MG onde, inicialmente, foram reunidas as lideranças comunitárias em campo para sensibilização, apresentação e discussão do projeto. A fim de obter um diagnóstico situacional que guiasse as intervenções, foram realizadas entrevistas semiestruturadas sobre os danos causados pelo rompimento da barragem do Fundão e pela Covid-19 em visitas presenciais aos domicílios dos moradores. Ademais, está sendo aplicado um questionário, com auxílio do morador de referência do domicílio, levantando as condições socioeconômicas e demográficas, situação de saúde e segurança alimentar e nutricional. Após o diagnóstico situacional serão realizadas as ações de intervenção. Até o momento foram realizadas 16 visitas domiciliares. A inserção de estudantes e pesquisadores na pesquisa de campo é de extrema importância, pois concede credibilidade a projetos e também ao papel das universidades públicas em produzir conhecimento, bem como de acessar as comunidades, além de promover ações de melhoria de vida. Assim, além da relação universidade e comunidade, o projeto vem promovendo e desenvolvendo novas linhas de conhecimento na universidade, bem como articulações entre instituições federais nas áreas de produção da ciência. |