“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16686

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física Geral
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Rio Paranaíba
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Vinicius Magno Silva Pereira
Orientador MARTIN JESUS APARICIO ALCALDE
Título Software didático e interativo para resolução de problemas em física
Resumo Este trabalho consiste na elaboração de um software que interage e auxilia estudantes de física para a resolução de exercícios teóricos ou de aplicação. Ele é direcionado para estudantes do ensino médio e universitário. Também com o fim de ensaio, haverá uso do software em escolas da região de Rio Paranaíba e na UFV/CRP. A motivação deste trabalho é porque nos processos de ensino por parte dos professores e de aprendizado por parte dos estudantes, resulta importante a resolução de exercícios, teóricos ou de aplicação em física. Nesta fase, os estudantes têm uma participação bastante ativa, em que o desenvolvimento da resolução da atividade requer uma articulação de forma coerente de cálculos matemáticos e do conhecimento teórico em física adquirido em aulas. O treino e progresso do estudante nesta atividade também ajuda, complementa e motiva a reflexão e aprendizado justamente da matemática usada e dos conceitos teóricos envolvidos. Neste sentido acredita-se que a resolução de exercícios é chave no aprendizado da disciplina, e o software proposto neste trabalho se torna importante devido a que deve auxiliar o estudante nesta fase. Como diferencial a outros projetos similares, este software será interativo, onde apresentará exercícios aos estudantes e os guiará durante a resolução, isto ao oferecer alternativas de escolha de caminhos para resolução, e assim acompanhando na tomada de decisões por parte do estudante. Tais decisões irão requerer o uso correto do conhecimento adquirido nas aulas teóricas, no caso de tomada de decisões erradas o próprio software dará sugestões ou apontará possíveis confusões por parte do estudante. Além disto, na medida do possível se elaborará um entorno gráfico atraente, de modo a tornar os estudos mais dinâmicos e interessantes aos estudantes, fazendo que se interessem pela disciplina de física e alcancem melhores resultados no aprendizado. Sabe-se da dificuldade dos alunos com disciplinas da área de exatas, em consequência existe um baixo aproveitamento, então se espera que o presente trabalho ajude neste desafio, além de poder despertar em alguns estudantes a vontade de seguirem as áreas de exatas. Relativo à linguagem de programação, até o momento está sendo usado a Scratch, mas se buscará sempre alguma que forneça as ferramentas necessárias, além de permitir a criação da versão final do aplicativo como sendo independente, que possa ser colocado em um site ou baixado nos computadores pessoais de cada estudante. O resultado atual se resume na formulação e testes do aplicativo, já que o mesmo se trata de um projeto que ainda está sendo estruturado. Finalmente, se observa que a junção da área de tecnologia digital e a de física pode ser benéfica aos estudantes à medida que incentiva os mesmos a se dedicarem mais aos estudos. Além de despertar o interesse nas disciplinas de física, uma vez que são base para vários cursos profissionais, muitos sendo importantes para o desenvolvimento em vários aspectos da sociedade.
Palavras-chave programação, física, ensino
Forma de apresentação..... Vídeo
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