“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16677

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação física
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Campus Florestal
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FNDE
Primeiro autor Antonio Carlos Marques Pires
Orientador OSVALDO COSTA MOREIRA
Outros membros Ana Carolina Mendes Silva, Ítalo Santiago Alves Viana, Samuel Schaiffer Fonseca Miranda
Título PETConvida como ferramenta de ensino em tempos de pandemia
Resumo Em um momento de isolamento, que muitas vezes poderia significar o cessar do desenvolvimento pessoal, o PETConvida chega como uma ferramenta importante para levar conhecimento de uma forma rica e extremamente prática. Essa atividade foi desenvolvida com a intenção de compartilhar conhecimento e alcançar pessoas. Através da plataforma do Instagram, foi definido um tema e então convidamos um ou mais professores ou profissionais especialistas no assunto a ser abordado, para a realização de uma transmissão ao vivo. De modo geral, o assunto era discorrido de uma forma leve, como uma conversa, para que assim também facilite o conhecimento e a absorção, por parte dos espectadores. Durante a conversa são realizadas perguntas que foram previamente enviadas pelos interessados no assunto ao convidado, por meio das mídias sociais do grupo PET-Educação. Essa atividade aconteceu mensalmente e os temas buscaram trazer desenvolvimento de quem acompanha tanto na perspectiva pessoal, quanto na profissional. Em mais de dois anos de atividade, buscou-se trazer informações importantes sobre a COVID-19, mas com o passar do tempo, observando uma resposta positiva do trabalho, implementou-se a ideia de trazer temas gerais e que pudessem continuar conversando e contribuindo pro desenvolvimento dos espectadores. Na Live “Educação para pessoas com o transtorno de espectro autista”, trouxemos uma professora e coordenadora de um projeto de atividade física para pessoas com deficiência da UFV, Eveline Torres, e ainda a professora e mãe de uma criança com o transtorno de espectro autista, Virgínia Decat, ambas de Viçosa, o resultado foi tão positivo que se excedeu uma hora padrão da atividade e quem assistia queria mais deste momento, pois trouxe uma visão e uma sensibilidade importante a ser construída por futuros educadores, pais, alunos e sociedade em geral. Uma ferramenta rica que possibilita a interação entre pessoas mesmo que distantes, foi de grande valia e permitiu o acesso a profissionais que na construção de uma atividade presencial seria mais dificultosa. Os resultados foram além do esperado, com feedbacks bastante positivos. Foi possível notar as participações de alunos dos variados cursos da UFV, estudantes dos outros Campi, até mesmo o alcance de pessoas para além da comunidade universitária, atingindo pessoas de outros estados do Brasil. Dessa forma, acreditamos que o PETConvida, um projeto criado a partir de um momento de extrema vulnerabilidade social, ocasionado pela pandemia, resultou em algo importante e principalmente contribuiu para que, mesmo em um momento frágil, fosse possível a promoção do desenvolvimento pessoal através da comunicação na utilização das mídias sociais.
Palavras-chave PETConvida, UFV, PETEducação
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
Gerado em 0,60 segundos.