“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16668

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física Geral
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Henrique de Brito Fernandes Freitas
Orientador ROBSON LUIZ SANTOS
Título Cargas e Aeroelasticidade
Resumo O projeto de pesquisa se iniciou com o intuito de contribuir com um dos setores da equipe de Aerodesign da Universidade Federal de Viçosa – CAF. A equipe com o nome de “ACAUÔ participa da competição organizada pela instituição SAE BRAIL. Atualmente composta por oito integrantes a equipe está desenvolvendo um projeto de construção de um aeromodelo radio-controlado, onde cada integrante é responsável por uma área de desenvolvimento da aeronave que em conjunto irão ser responsáveis pela construção da mesma. Minha área de contribuição para o desenvolvimento do projeto se chama “cargas e aeroelasticidade”. Em primeira instância na área de cargas introduz os conceitos básicos acerca da determinação das cargas atuantes sobre a aeronave durante sua operação. Dentro desses conceitos básicos é necessário salientar a importância do conhecimento sobre os regulamentos que regem o desenvolvimento de uma aeronave, por exemplo o “FAR – Federal Airworthiness Requirements e o JAR – Joint Airworthiness Requirements”. As informações necessárias para a determinação das cargas atuantes em uma aeronave são provenientes de diversas partes da equipe, como aerodinâmica, desempenho, e estrutura. Foram e ainda são feitas dois tipos de análises de cargas na aeronave, a estática e a dinâmica. A análise estática trata-se das cargas atuantes na aeronave durante um movimento equilibrado e a análise dinâmica trata do problema da variação de cargas na aeronave ao longo do tempo. Após determinar de acordo com os regulamentos, condições de velocidade, aceleração e configurações de voo, através do cálculo de cargas foi possível definir as cargas em cada componente da aeronave (asa, fuselagem, empenagens, e etc). Além disso fomos capazes de obter o envelope de voo da aeronave através de dados obtidos após adquirir os valores das condições de velocidade em diferentes configurações de voo. Com os resultados já em mãos é possível obter valores dos esforços atuantes sobre a estrutura por exemplo, efeitos cortantes e momentos de torção ou flexão, que servirão para que possamos analisar os efeitos estáticos e dinâmicos da estrutura quando sujeita à condição de voo. Por fim a área de aeroelasticidade engloba justamente momentos de torções e flexão já relatados anteriormente na parte de cargas, além de introduzir um problema de vibração da aeronave chamado “flutter”. Tais esforços são acarretados devido ao aumento de carga nas asas e um aumento do ângulo de incidência nas suas extremidades. Através de conhecimentos adquiridos de aeroelasticidade estática é possível reconhecer os limites estruturais da aeronave para que os acontecimentos citados acima sejam evitados. Essa área de estudo ainda é incipiente em nossa equipe mas acredito que estamos nos dedicando para sermos capazes de introduzir esse tema na composição do nosso relatório de cargas e aeroelasticidade para a competição desse ano.
Palavras-chave aerodesign, aeroelasticidade, cargas
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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