“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16638

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Campus Rio Paranaíba
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Josimária Souza Santos
Orientador CARLOS EDUARDO ARTIAGA PAULA
Título A importância da representação discente: o caso da Universidade Federal de Viçosa
Resumo Introdução: Representação discente é a participação, em órgãos consultivos e deliberativos de uma instituição de ensino, de estudantes que são responsáveis por participar da tomada de decisões e representar o direito dos demais discentes. Um exemplo de instituição que preza pela participação discente é a Universidade Federal de Viçosa que possui mais de 20 mil alunos e 203 vagas para representantes discentes. Objetivo: Diante do exposto, este estudo visa analisar como ocorre a participação estudantil nas decisões proferidas pela Universidade Federal de Viçosa no sentido de contribuir para a gestão democrática nesta Universidade. Metodologia: Para alcançar o objetivo de pesquisa, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica no período de 29/09 a 04/10 nas bases de dados “google”, “google acadêmico” e “dimensions” com a seguinte fórmula de busca: “Universidade OR Instituição de Ensino Superior OR Educandário AND representação AND discente OR estudante OR aluno”. Encontrou-se como resultado mais de cem mil artigos. Foram analisados os primeiros 150, dentre os quais sete atendiam o objetivo da pesquisa. Também foi feito um levantamento no site da UFV para encontrar a informações de quais órgãos possuem conselhos com vagas para representantes discentes e quantas destas vagas estão ocupadas. Foram também realizadas entrevistas abertas com sete gestores da UFV e encaminhado um formulário semiestruturado aos estudantes que já foram ou são representantes discentes. Resultados parciais: Os resultados da pesquisa bibliográfica se aproximam dos obtidos nas entrevistas abertas, pois dos 7 artigos analisados que tratam da temática, apenas 2 consideram eficiente a participação discente em conselhos universitários. Quanto à pesquisa documental, observamos que, de um total de 256 vagas para representantes discentes nos três campi, 172 estão ocupadas, o que representa 67,19% de ocupação. Em Viçosa, das 223 vagas, 68,16% estão ocupadas; em Florestal, das 16, 65,5% estão ocupadas e, em Rio Paranaíba, das 17 vagas existentes, 58,82% estão ocupadas. Porém, a atuação do representante pode não ser considerada efetiva em todos os conselhos, conforme se observou por meio das entrevistas abertas. Os participantes 5, 6 e 7, informaram que os estudantes não se envolvem em todas as reuniões. Contudo, P2 destacou ter sido essencial o envolvimento estudantil para definir determinados temas, como a gestão do auxílio estudantil e a política de preços para a utilização do restaurante universitário. Essa conclusão, contudo, foi diferente nos questionários. Dos 44 estudantes que o responderam, 59% consideram eficiente a atuação do representante discente na administração da Universidade. Conclusões: A participação discente é efetiva nos Conselhos Superiores da Universidade em que há maior mobilização e participação ativa. Isso não é observado contudo na maioria dos conselhos, pois há ainda dificuldades entre os estudantes para se mobilizarem e reivindicarem seus direitos.
Palavras-chave Universidade, representação discente, estudante
Forma de apresentação..... Painel
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