Resumo |
O avanço tecnológico exige alterações de diferentes áreas do conhecimento. Na Educação, não é diferente. Com um mundo mais globalizado e conectado à internet, as instituições de ensino têm buscado novas formas de transmissão do conhecimento através do uso de mídias e conteúdos digitais, como vídeos, transmissões ao vivo, vídeo conferências, podcasts etc. Levando em consideração o número crescente de podcasts e de ouvintes com o decorrer do tempo, principalmente com a pandemia do COVID-19, o grupo PET-Educação/CAF (Programa de Educação Tutorial Educação da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal) pensou em uma forma de transmitir conhecimento através de podcasts, denominados PETCast. Assim, o objetivo do PETcast é divulgar o conhecimento acadêmico de forma que diferentes grupos da sociedade tenham acesso ao conhecimento acadêmico/científico. Grande parte das atividades do grupo tem cunho educativo, que visa ensinar e/ou informar as pessoas sobre algum tema específico, tema esse que é escolhido por todo o grupo em suas reuniões administrativas semanais. Pensando em uma forma de dar continuidade nas suas atividades durante a pandemia, o grupo desenvolveu o PETcast. Essa atividade aconteceu de forma trimestral. Para a sua construção, era organizado um pequeno grupo de estudantes petianos, podendo ter de 2 a 5 integrantes por episódio. Após organização do grupo, era pensado em um tema durante a reunião. Dessa forma, todos os estudantes petianos participavam da escolha do tema. Ao definir o tema, o grupo designado para a construção do episódio o fazia, tendo duração média de 8 a 15 minutos, através da plataforma Anchor, pois ao terminar o episódio a plataforma poderia lança o conteúdo para outras plataformas como Spotify, Deezer, de acordo com o comando que o estudante petiano dava à plataforma. Quando o episódio ficava pronto, o grupo responsável o enviava para os outros integrantes do PET para feedback e após a finalização, o conteúdo era publicado também no canal do YouTube do PET. Essa é uma atividade considerada bastante relevante pelo grupo, por promover a construção de conhecimento e opinião, além de somar na formação dos ouvintes e dos próprios petianos. Como resultados da atividade, o grupo obteve um número significativo no engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos), feedback positivo por parte de professores e alunos de diferentes níveis de ensino, além de ter promovido ao grupo mais pautas e temas a serem abordados e discutidos nas reuniões e possivelmente em outras atividades propostas. Com essa linha de pensamento, é importante considerar que o PETcast também foi um meio de extrema significância para a formação acadêmica dos estudantes petianos. Assim, consideramos que o uso de podcasts apresenta-se como uma oportunidade de aprendizado e aprimoramento com o manuseio de tecnologias, em favor da construção de conhecimento, ensino/aprendizagem e cultura, sendo importante também para a formação de cidadão dos ouvintes. |