“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16637

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FNDE
Primeiro autor Samuel Schaiffer Fonseca Miranda
Orientador OSVALDO COSTA MOREIRA
Outros membros Cecília Viana Nunes, Mariana Tasmo Coelho Silva, Suemes de Alvarenga
Título PETcast: uso dos podcasts na transmissão de conhecimento
Resumo O avanço tecnológico exige alterações de diferentes áreas do conhecimento. Na Educação, não é diferente. Com um mundo mais globalizado e conectado à internet, as instituições de ensino têm buscado novas formas de transmissão do conhecimento através do uso de mídias e conteúdos digitais, como vídeos, transmissões ao vivo, vídeo conferências, podcasts etc. Levando em consideração o número crescente de podcasts e de ouvintes com o decorrer do tempo, principalmente com a pandemia do COVID-19, o grupo PET-Educação/CAF (Programa de Educação Tutorial Educação da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal) pensou em uma forma de transmitir conhecimento através de podcasts, denominados PETCast. Assim, o objetivo do PETcast é divulgar o conhecimento acadêmico de forma que diferentes grupos da sociedade tenham acesso ao conhecimento acadêmico/científico. Grande parte das atividades do grupo tem cunho educativo, que visa ensinar e/ou informar as pessoas sobre algum tema específico, tema esse que é escolhido por todo o grupo em suas reuniões administrativas semanais. Pensando em uma forma de dar continuidade nas suas atividades durante a pandemia, o grupo desenvolveu o PETcast. Essa atividade aconteceu de forma trimestral. Para a sua construção, era organizado um pequeno grupo de estudantes petianos, podendo ter de 2 a 5 integrantes por episódio. Após organização do grupo, era pensado em um tema durante a reunião. Dessa forma, todos os estudantes petianos participavam da escolha do tema. Ao definir o tema, o grupo designado para a construção do episódio o fazia, tendo duração média de 8 a 15 minutos, através da plataforma Anchor, pois ao terminar o episódio a plataforma poderia lança o conteúdo para outras plataformas como Spotify, Deezer, de acordo com o comando que o estudante petiano dava à plataforma. Quando o episódio ficava pronto, o grupo responsável o enviava para os outros integrantes do PET para feedback e após a finalização, o conteúdo era publicado também no canal do YouTube do PET. Essa é uma atividade considerada bastante relevante pelo grupo, por promover a construção de conhecimento e opinião, além de somar na formação dos ouvintes e dos próprios petianos. Como resultados da atividade, o grupo obteve um número significativo no engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos), feedback positivo por parte de professores e alunos de diferentes níveis de ensino, além de ter promovido ao grupo mais pautas e temas a serem abordados e discutidos nas reuniões e possivelmente em outras atividades propostas. Com essa linha de pensamento, é importante considerar que o PETcast também foi um meio de extrema significância para a formação acadêmica dos estudantes petianos. Assim, consideramos que o uso de podcasts apresenta-se como uma oportunidade de aprendizado e aprimoramento com o manuseio de tecnologias, em favor da construção de conhecimento, ensino/aprendizagem e cultura, sendo importante também para a formação de cidadão dos ouvintes.
Palavras-chave Aprendizagem, podcast, conhecimento.
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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