Resumo |
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão de Curso, na área de ensino e aprendizagem de língua inglesa. O estudo investigou três mulheres imigrantes nos Estados Unidos, acerca de suas crenças, seus investimentos e suas experiências para a aprendizagem de inglês antes e no período em que são residentes naquele país. O referencial teórico consta das pesquisas sobre identidades de estudantes e imigrantes realizadas por Bonny Norton e seus colaboradores (NORTON, 2001, 2013, 2017; KANNO & NORTON, 2003; PAVLENKO & NORTON, 2007), sobre investimentos para a aprendizagem de línguas e comunidades imaginadas (DARVIN; NORTON, 2015; KHARCHENKO, 2014; WU, 2017) e experiências (MICCOLI 2014; MICCOLI, BAMBIRRA, VIANINI, 2020). Também, buscamos nos apoiar nos estudos de crenças (WOODS, 1996; BARCELOS, 2001, 2007) para compreender se a crença de que só é possível aprender inglês no exterior se aplica às participantes desta pesquisa. Esta é uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo. Os instrumentos utilizados para a geração de dados foram um questionário para traçar o perfil das participantes e entrevistas individuais, on-line, gravadas e, posteriormente, transcritas na íntegra. Durante a leitura das entrevistas, agrupamos os excertos em categorias que nos auxiliaram a identificar as crenças, os investimentos, a comunidade imaginada e as experiências das imigrantes. A partir de seus relatos, temos que apenas uma das participantes teve experiência de aprendizagem de inglês antes de migrar para os Estados Unidos. As mulheres trabalham com prestação de serviço para famílias americanas e brasileiras, como babás e faxineiras. O investimento que fazem para aprender inglês se resume a formas de educação informal, como a participação em comunidades religiosas americanas, assim como a exposição a leituras e a programas de rádio e TV em inglês. Como conclusão, relatamos que as imigrantes almejam uma comunidade imaginada em que são mais bem-sucedidas; segundo as participantes, até o momento final desta pesquisa, seus investimentos e suas experiências não desenvolveram competência linguística o bastante para alcançarem melhores trabalhos. |