Resumo |
Descrição do tema central do trabalho: o Web-portfólio Reflexivo (WPR) é um método de ensino, aprendizagem e avaliação no qual os alunos pesquisam, analisam, refletem e produzem novos conhecimentos utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS). Para o êxito deste método é importante a orientação contínua sobre seu processo de construção por meio de feedbacks assertivos e imediatos ao longo do semestre letivo. Público alvo: estudantes da área da saúde que cursaram a disciplina curricular Políticas de Saúde, no Período de Ensino Remoto III da Universidade Federal de Viçosa. Justificativa: em meio a pandemia por COVID-19, rapidamente os docentes necessitaram criar novos métodos de ensino que estimulassem a participação ativa dos estudantes, sem perder a qualidade. Neste contexto, o trabalho com Portfólios que em papel foi transformado em WPR, utilizando-se várias TICS. Os objetivos de aprendizagem a serem desenvolvidos pelo WPR foram: a aprendizagem por investigação e o desenvolvimento da metacognição e da autocorreção. Objetivos: analisar a experiência de construção do WPR, na formação de estudantes ativos, críticos, reflexivos, engajados e comprometidos com o aprendizado por investigação, no ensino remoto. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, cuja coleta de dados se deu por meio análise documental. A análise documental é uma técnica que utiliza como material de análise os documentos, neste caso, os WPR. A organização e interpretação dos WPR possibilitaram que se operasse um corte longitudinal que favoreceu a observação de um processo de maturação e evolução dos estudantes individualmente em grupos. As dimensões analisadas foram: o aprendizado ativo, engajado, colaborativo e, por investigação; o processo de feedback e autoavaliação e a autorregulação. Foram analisados 8 WPR, construídos por um total de 48 estudantes, divididos em 8 grupos no ano de 2021. Resultados: Pela análise dos WPR construídos coletivamente por grupos de 6 alunos cada, pôde-se observar que este foi potencializador do desenvolvimento das habilidades metacognitivas pelos estudantes, o que foi facilitado intencionalmente pelos módulos estruturados no guia do estudante. A cada módulo os estudantes construíam narrativas individuais sobre temáticas relacionada à COVID-19 e no final produziam uma síntese reflexiva coletivamente que conectava todos os temas abordados nas narrativas, apontando para novas perspectivas de estudo. O processo de feedback longitudinal (realizados ao final de cada módulo em um espaço de um mês entre um módulo e outro), conduziu a novas reflexões e novas pesquisas em bases confiáveis, empoderando e capacitando os estudantes para o aprendizado por investigação e a autocorreção. Conclusões: Por meio dos WPR os estudantes foram estimulados à analisar, sintetizar, trabalhar colaborativamente, conhecer bases de dados confiáveis e aprenderem a discutirem e argumentarem, defendendo suas ideias de forma consistente. |