“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16633

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Flávia de Faria Macedo
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Carolina Vieira de Castro, Daniel Souza Santos, Emanuele Louise Gomes de Magalhães Jorge, Emily de Souza Ferreira
Título A análise documental como técnica de investigação do processo de ensino e aprendizagem por meio do Web-Portfólio Reflexivo no ensino remoto: inovar para transformar
Resumo Descrição do tema central do trabalho: o Web-portfólio Reflexivo (WPR) é um método de ensino, aprendizagem e avaliação no qual os alunos pesquisam, analisam, refletem e produzem novos conhecimentos utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS). Para o êxito deste método é importante a orientação contínua sobre seu processo de construção por meio de feedbacks assertivos e imediatos ao longo do semestre letivo. Público alvo: estudantes da área da saúde que cursaram a disciplina curricular Políticas de Saúde, no Período de Ensino Remoto III da Universidade Federal de Viçosa. Justificativa: em meio a pandemia por COVID-19, rapidamente os docentes necessitaram criar novos métodos de ensino que estimulassem a participação ativa dos estudantes, sem perder a qualidade. Neste contexto, o trabalho com Portfólios que em papel foi transformado em WPR, utilizando-se várias TICS. Os objetivos de aprendizagem a serem desenvolvidos pelo WPR foram: a aprendizagem por investigação e o desenvolvimento da metacognição e da autocorreção. Objetivos: analisar a experiência de construção do WPR, na formação de estudantes ativos, críticos, reflexivos, engajados e comprometidos com o aprendizado por investigação, no ensino remoto. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, cuja coleta de dados se deu por meio análise documental. A análise documental é uma técnica que utiliza como material de análise os documentos, neste caso, os WPR. A organização e interpretação dos WPR possibilitaram que se operasse um corte longitudinal que favoreceu a observação de um processo de maturação e evolução dos estudantes individualmente em grupos. As dimensões analisadas foram: o aprendizado ativo, engajado, colaborativo e, por investigação; o processo de feedback e autoavaliação e a autorregulação. Foram analisados 8 WPR, construídos por um total de 48 estudantes, divididos em 8 grupos no ano de 2021. Resultados: Pela análise dos WPR construídos coletivamente por grupos de 6 alunos cada, pôde-se observar que este foi potencializador do desenvolvimento das habilidades metacognitivas pelos estudantes, o que foi facilitado intencionalmente pelos módulos estruturados no guia do estudante. A cada módulo os estudantes construíam narrativas individuais sobre temáticas relacionada à COVID-19 e no final produziam uma síntese reflexiva coletivamente que conectava todos os temas abordados nas narrativas, apontando para novas perspectivas de estudo. O processo de feedback longitudinal (realizados ao final de cada módulo em um espaço de um mês entre um módulo e outro), conduziu a novas reflexões e novas pesquisas em bases confiáveis, empoderando e capacitando os estudantes para o aprendizado por investigação e a autocorreção. Conclusões: Por meio dos WPR os estudantes foram estimulados à analisar, sintetizar, trabalhar colaborativamente, conhecer bases de dados confiáveis e aprenderem a discutirem e argumentarem, defendendo suas ideias de forma consistente.
Palavras-chave Web-Portfólio Reflexivo, Feedback, Metacognição
Forma de apresentação..... Vídeo
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