“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16619

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Bruno Otávio Rodrigues
Orientador ANDREIA QUEIROZ RIBEIRO
Outros membros Ângela Maria Natal de Souza, CAROLINA ARAUJO DOS SANTOS, Cláudia Soares Monteiro da Silva, Danielly Nogueira Santos, Danúbia Joanes Rosa Guerra, Joice da Silva Castro, Karina Oliveira Martinho, RENATO PEREIRA DA SILVA
Título Promoção do envelhecimento ativo e saudável em tempos de pandemia
Resumo Introdução: A pandemia da COVID-19 impôs desafios tanto para extensão universitária quanto para população idosa, exigindo adaptações e novas atividades de educação gerontológica, em uma realidade de exclusão digital desse público. Dessa forma, são necessárias ações educativas, em formato virtual para população idosa voltada para o envelhecimento ativo e saudável. Objetivos: O presente projeto, que integra as ações do Programa de Extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UNAPI), tem como perspectiva elaborar propostas de educação gerontológica no âmbito da saúde, a serem desenvolvidas em formato remoto e oferecidas para a população idosa do município de Viçosa (MG) e de outros municípios mineiros. Principais ações: até o momento, as principais ações desenvolvidas foram: i. a elaboração e aplicação de questionário à população idosa, por meio remoto, para conhecimento de demandas, interesses e preferências relacionadas à atividades formativas de educação gerontológica em saúde; ii. produção de cartilha de orientações sobre uso de recursos da internet, com abordagem pedagógica voltada para o público idoso; iii. desenvolvimento de minicursos com temática de interesse do público e oferta por meio da plataforma Google Meet. Resultados alcançados até o momento: Um total de 129 idosos responderam ao questionário e, destes, 70% tinham entre 60 a 69 anos de idade, a maioria era residente em Viçosa (95,3%) e 86,8% eram mulheres. Quanto à escolaridade, 27,1% tinham ensino fundamental incompleto, no entanto, 7% e 4,7% tinham, respectivamente, pós-graduação e mestrado. Verificou-se que mais de 80% eram aposentados. A maioria (97,7%) relatou ser interessante aprender atividades novas e pouco mais de 50% ainda não participou de atividades com foco no público 60+. Sobre as atividades que uma universidade pode oferecer às a pessoas idosas, foram destacados como principais temas de interesse: oficina de artesanatos (10,9%), aula de dança (10,9%), cursos sobre alimentação saudável (10,1%), idiomas (inglês, espanhol, francês, libras) (9,3%) e cuidados com a saúde em geral (9,3%). Até o momento foram ofertados três minicursos: i. saúde mental em tempos de pandemia (5 horas); ii. desafios e possibilidades para uma alimentação saudável na pandemia (6 horas) e iii. desafios e possibilidades para manter-se fisicamente ativo na pandemia (2h). A participação variou de 8 a 10 idosos por aula. Foi elaborada cartilha em 3 volumes sobre aprendizado digital voltado para o uso das ferramentas Whatsapp, Google meet e Youtube. Está em curso a elaboração de um caderno de estimulação cognitiva com a temática do autocuidado. Conclusões: O desenvolvimento de estratégias pedagógicas como as que se apresentam são oportunidades de promoção do envelhecimento ativo e saudável da população, a qual teve grandes prejuízos decorrentes do isolamento social. A inclusão desse público em ações de aprendizado mediadas por tecnologia é, ainda, uma importante iniciativa para combater o idadismo.
Palavras-chave COVID-19, educação gerontológica, inclusão digital
Forma de apresentação..... Vídeo
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