“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16611

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Daniel Camilo de Carvalho
Orientador CAMILA SANTANA DOMINGOS
Outros membros DANIELA PEIXOTO LORENZONI, Nazare Duarte Catharina, PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Título Segurança do paciente no preparo e administração de medicamentos: construção de mural educativo
Resumo Tema central do trabalho: A segurança do paciente está atrelada a uma prática de gerenciamento de riscos, tendo como objetivo prever e prevenir possíveis acidentes. Dentre os procedimentos realizados pela equipe de enfermagem, o preparo e administração de medicamentos é uma das atividades mais importantes. Visando a prevenção de erros é fundamental a adoção dos nove certos: paciente, medicamento, via, hora, dose, registro, ação, forma e resposta certa. Público alvo: Esta atividade educativa foi destinada a equipe de enfermagem. Justificativa: Apesar de existir protocolos com intuito de nortear os profissionais de enfermagem, ainda é possível perceber fragilidades na prática de preparo e administração de medicamentos. Portanto, a mobilização de recursos teóricos e práticos de biossegurança, por meio da educação permanente, é um ponto diferencial na assistência. Objetivos: relatar a experiência de uma ação educativa realizada com profissionais de enfermagem em relação ao preparo e administração de medicamentos. Metodologias: estudo descritivo do tipo relato de experiência. A atividade educativa foi resultante de um plano de ação vinculado ao estágio curricular obrigatório de graduandos de Enfermagem. Envolveu a equipe de enfermagem de um setor de clínica médica de um hospital de ensino. A atividade foi realizada entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022. Como ferramenta educativa utilizou-se um mural confeccionado com o programa Canva. Resultados: O mural apresenta seis lembretes, sendo que o primeiro destaca a importância da higienização das mãos antes e após ir ao quarto do paciente, esta medida contribui para evitar a transmissão de microorganismos. O segundo cita que antes de administrar o medicamento deve-se conferir verbalmente com o paciente sobre a existência de alergia a aquele fármaco, sendo imprescindível para evitar eventos adversos a medicação. O terceiro destaca que a ampola de medicamentos deve ser desinfectada com algodão e álcool a 70%, essa medida auxilia a evitar contaminação das medicações a serem administradas. O quarto diz sobre a desinfecção das conexões do acesso venoso periférico antes da administração de medicamentos, isso ajuda a prevenir infecção de corrente sanguínea. O quinto recomenda a lavagem do cateter com soro fisiológico 0,9% antes e após a administrar um medicamento e entre a administração de dois medicamentos diferentes. O último lembrete ressalta que para evitar acidentes, as agulhas nunca devem ser reencapadas. Conclusões: O presente estudo proporcionou aos discentes de enfermagem uma oportunidade de identificarem e aturem sobre as fragilidades dos profissionais de enfermagem em relação ao preparo e administração de medicamentos. A confecção do mural mostrou-se como uma ferramenta educativa para reforço e atualização de saberes. A atualização dos profissionais nas práticas cotidianas do serviço é essencial para a oferta de uma assistência de enfermagem mais eficaz, segura e sem riscos.
Palavras-chave Enfermagem, Educação em Saúde, Segurança do paciente.
Forma de apresentação..... Painel
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