Resumo |
Tema central do trabalho: A segurança do paciente está atrelada a uma prática de gerenciamento de riscos, tendo como objetivo prever e prevenir possíveis acidentes. Dentre os procedimentos realizados pela equipe de enfermagem, o preparo e administração de medicamentos é uma das atividades mais importantes. Visando a prevenção de erros é fundamental a adoção dos nove certos: paciente, medicamento, via, hora, dose, registro, ação, forma e resposta certa. Público alvo: Esta atividade educativa foi destinada a equipe de enfermagem. Justificativa: Apesar de existir protocolos com intuito de nortear os profissionais de enfermagem, ainda é possível perceber fragilidades na prática de preparo e administração de medicamentos. Portanto, a mobilização de recursos teóricos e práticos de biossegurança, por meio da educação permanente, é um ponto diferencial na assistência. Objetivos: relatar a experiência de uma ação educativa realizada com profissionais de enfermagem em relação ao preparo e administração de medicamentos. Metodologias: estudo descritivo do tipo relato de experiência. A atividade educativa foi resultante de um plano de ação vinculado ao estágio curricular obrigatório de graduandos de Enfermagem. Envolveu a equipe de enfermagem de um setor de clínica médica de um hospital de ensino. A atividade foi realizada entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022. Como ferramenta educativa utilizou-se um mural confeccionado com o programa Canva. Resultados: O mural apresenta seis lembretes, sendo que o primeiro destaca a importância da higienização das mãos antes e após ir ao quarto do paciente, esta medida contribui para evitar a transmissão de microorganismos. O segundo cita que antes de administrar o medicamento deve-se conferir verbalmente com o paciente sobre a existência de alergia a aquele fármaco, sendo imprescindível para evitar eventos adversos a medicação. O terceiro destaca que a ampola de medicamentos deve ser desinfectada com algodão e álcool a 70%, essa medida auxilia a evitar contaminação das medicações a serem administradas. O quarto diz sobre a desinfecção das conexões do acesso venoso periférico antes da administração de medicamentos, isso ajuda a prevenir infecção de corrente sanguínea. O quinto recomenda a lavagem do cateter com soro fisiológico 0,9% antes e após a administrar um medicamento e entre a administração de dois medicamentos diferentes. O último lembrete ressalta que para evitar acidentes, as agulhas nunca devem ser reencapadas. Conclusões: O presente estudo proporcionou aos discentes de enfermagem uma oportunidade de identificarem e aturem sobre as fragilidades dos profissionais de enfermagem em relação ao preparo e administração de medicamentos. A confecção do mural mostrou-se como uma ferramenta educativa para reforço e atualização de saberes. A atualização dos profissionais nas práticas cotidianas do serviço é essencial para a oferta de uma assistência de enfermagem mais eficaz, segura e sem riscos. |