Resumo |
Introdução: A interdisciplinaridade pode ser definida como interação entre duas disciplinas ou áreas para um fim em comum e tem como objetivo que as áreas de conhecimento possam se complementar de modo que uma disciplina apoie a outra em relação ao aprendizado. Considerando o conceito ampliado de saúde e a perspectiva da integralidade como princípio do Sistema Único de Saúde, é fundamental que as práticas interdisciplinares sejam mobilizadas no decorrer da graduação para formar profissionais com competência para trabalhar em equipe. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem e medicina acerca da prática interdisciplinar realizada no contexto da educação em saúde para crianças da educação infantil e ensino fundamental de uma escola da zona rural de Viçosa. Descrição das principais ações: Trata-se de um relato de experiência sobre uma atividade interdisciplinar entre estudantes de enfermagem e medicina da Universidade Federal de Viçosa. Os estudantes de Enfermagem e Medicina compartilhavam o mesmo campo de prática, ainda que pertencendo a diferentes períodos da graduação. Considerando a educação em saúde como prática transversal, foi proposta uma atividade de educação em saúde para crianças da escola da comunidade. A atividade foi realizada no dia 10 de março de 2022 e teve como tema a higiene conforme sugestão das professoras da escola. Para tanto, inicialmente, por intermédio das professoras orientadoras, foi realizada uma reunião com o objetivo de pensar e elaborar a atividade que englobasse os temas que poderiam a serem apresentados e materiais que deveriam ser usados, e que pudessem ser abordados pelas duas áreas de forma interdisciplinar no âmbito escolar em forma de palestras, atividades lúdicas e rodas de conversa. Para otimizar o trabalho, os alunos foram divididos em grupos de 3 e 4 participantes, a fim de organizar as atividades, um grupo com enfoque na atividade com as crianças e outro a dos adolescentes, mesclando alunos dos dois cursos nos subgrupos. Essa proposta foi bem aceita por todos, e assim começou o planejamento da atividade. Resultados alcançados até o momento: o momento de planejar a atividade foi de grande partilha de experiência entre os discentes, cada grupo de estudantes compartilhando suas ideias e visões, e desse modo deixando o diálogo mais enriquecedor. Além disso, essa atividade mostrou para os estudantes a potência da interdisciplinaridade, que a enfermagem e a medicina juntos podem trazer muitos benefícios para a sociedade trabalhando em conjunto. Ademais, foi possível conhecer um pouco mais da prática e da forma de pensar a saúde de cada uma das profissões envolvidas. Conclusão: essa experiência foi de grande importância para os discentes de cada curso, pois possibilitou maior conhecimento sobre trabalho interdisciplinar, assim contribuindo para um maior aprendizado e crescimento profissional. |