“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16609

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa Não se Aplica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Katheleen Bruna Ferreira
Orientador DEBORA CARVALHO FERREIRA
Outros membros BEATRIZ SANTANA CACADOR, Catherine Marques Barros, Daniel Luidhi Gonçalves, Isabella Guilherme Monteiro, Jemina Duarte Oliveira, Jessica Batista dos Santos, Luiz Gustavo Ribeiro Silva
Título Interdisciplinaridade entre estudantes da Enfermagem e Medicina em uma escola do município de Viçosa: um relato de experiência
Resumo Introdução: A interdisciplinaridade pode ser definida como interação entre duas disciplinas ou áreas para um fim em comum e tem como objetivo que as áreas de conhecimento possam se complementar de modo que uma disciplina apoie a outra em relação ao aprendizado. Considerando o conceito ampliado de saúde e a perspectiva da integralidade como princípio do Sistema Único de Saúde, é fundamental que as práticas interdisciplinares sejam mobilizadas no decorrer da graduação para formar profissionais com competência para trabalhar em equipe. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem e medicina acerca da prática interdisciplinar realizada no contexto da educação em saúde para crianças da educação infantil e ensino fundamental de uma escola da zona rural de Viçosa. Descrição das principais ações: Trata-se de um relato de experiência sobre uma atividade interdisciplinar entre estudantes de enfermagem e medicina da Universidade Federal de Viçosa. Os estudantes de Enfermagem e Medicina compartilhavam o mesmo campo de prática, ainda que pertencendo a diferentes períodos da graduação. Considerando a educação em saúde como prática transversal, foi proposta uma atividade de educação em saúde para crianças da escola da comunidade. A atividade foi realizada no dia 10 de março de 2022 e teve como tema a higiene conforme sugestão das professoras da escola. Para tanto, inicialmente, por intermédio das professoras orientadoras, foi realizada uma reunião com o objetivo de pensar e elaborar a atividade que englobasse os temas que poderiam a serem apresentados e materiais que deveriam ser usados, e que pudessem ser abordados pelas duas áreas de forma interdisciplinar no âmbito escolar em forma de palestras, atividades lúdicas e rodas de conversa. Para otimizar o trabalho, os alunos foram divididos em grupos de 3 e 4 participantes, a fim de organizar as atividades, um grupo com enfoque na atividade com as crianças e outro a dos adolescentes, mesclando alunos dos dois cursos nos subgrupos. Essa proposta foi bem aceita por todos, e assim começou o planejamento da atividade. Resultados alcançados até o momento: o momento de planejar a atividade foi de grande partilha de experiência entre os discentes, cada grupo de estudantes compartilhando suas ideias e visões, e desse modo deixando o diálogo mais enriquecedor. Além disso, essa atividade mostrou para os estudantes a potência da interdisciplinaridade, que a enfermagem e a medicina juntos podem trazer muitos benefícios para a sociedade trabalhando em conjunto. Ademais, foi possível conhecer um pouco mais da prática e da forma de pensar a saúde de cada uma das profissões envolvidas. Conclusão: essa experiência foi de grande importância para os discentes de cada curso, pois possibilitou maior conhecimento sobre trabalho interdisciplinar, assim contribuindo para um maior aprendizado e crescimento profissional.
Palavras-chave Práticas Interdisciplinares, Educação em Saúde, Ensino.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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