“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16596

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Patrícia de Assis Paiva
Orientador SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS
Título O uso do software GeoGebra na formação inicial de professores: compreendendo conhecimentos geométricos na Pedagogia
Resumo Nas últimas décadas, a formação de professores vem sendo um campo de amplas discussões importantes, as quais têm contribuído para fomentar as reflexões e ações relativas ao ensino. Pensando a partir da perspectiva da formação inicial de professores, o curso de Pedagogia prevê um trabalho que abrange uma formação ampla e diversificada, que envolve diferentes áreas do conhecimento e de conteúdos relacionados ao ensino e à aprendizagem, contendo estudos que favorecem a compreensão das práticas pedagógicas e dos processos educacionais em diferentes espaços. Neste contexto de formação, as discussões sobre tecnologias digitais também se mostram relevantes, visto que elas estão muito presentes no cotidiano de estudantes e professores, sendo possível dizer que estamos inseridos em um uma sociedade tecnológica que passa por constantes modificações, estando presentes também nos cursos superiores e nas instituições de ensino. Para analisar a possível inserção das tecnologias digitais no contexto de Alfabetização Matemática no curso de Pedagogia, objetivamo-nos a investigar o papel do software GeoGebra na compreensão de conhecimentos geométricos na visão de futuros professores de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Mais especificamente, buscamos analisar as perspectivas de estudantes de Pedagogia quanto ao uso do software GeoGebra a partir do desenvolvimento de atividades de geometria e investigar como estudantes deste curso compreendem o uso de tecnologias digitais na sua formação matemática docente. Nessa direção, temos realizado uma pesquisa, de natureza qualitativa, partindo de uma experiência vivida durante o estágio de ensino na disciplina Ensino de Matemática II,oferecida ao longo do Terceiro Período Remoto Emergencial (PER3). Nesta pesquisa, em andamento, temos realizado uma análise documental com base no plano de ensino proposto pela docente e nas atividades aplicadas aos estudantes no contexto da sala de aula. Além disso, estamos produzindo dados empíricos a partir de questionários on-line aplicados a todos os estudantes da disciplina e entrevistas semiestruturadas com dez representantes desta turma, partindo dos seguintes critérios: apresentarem características distintas quanto à sua relação com a matemática; desempenhos acadêmicos distintos na disciplina e o engajamento na disciplina. No que se refere à análise dos dados, pretendemos identificar categorias analíticas que subsidiarão as interpretações, a compreensão de suas relações e que auxiliarão na formulação de possíveis respostas aos objetivos e às nossas indagações. Acreditamos que a realização desta pesquisa pode contribuir com o debate acerca do potencial das tecnologias digitais na formação matemática docente, uma vez que possibilitará refletir sobre as possibilidades do uso do software GeoGebra, pelos futuros professores, na prática pedagógica no que tange ao ensino de matemática.
Palavras-chave Educação Matemática, Tecnologias Digitais, Formação Docente.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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