“Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil e 96 anos de contribuição da UFV”.

8 a 10 de novembro de 2022

Trabalho 16573

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Juiz de Fora
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Kamylla Souza Reis Prata
Orientador Andréia Francisco Afonso
Outros membros Mateus José dos Santos
Título Química na Prática: Interlocuções com a Pesquisa Científica em turmas de Ensino Médio de uma escola pública.
Resumo A pesquisa científica é uma área que precisa ser cada vez mais debatida desde a Educação Básica, a fim de inserir os estudantes nos preceitos da Alfabetização Científica para que consigam consolidar habilidades que os ajudem a tomar posições conscientes e pautadas em informações verdadeiras. Partindo desse pressuposto, foi elaborado um projeto em parceria com o Instituto Sua Ciência (ISC) que visa incentivar a pesquisa científica enquanto princípio pedagógico e indissociável para uma formação crítica e reflexiva. O projeto, que faz parte do Edital do Química na Prática e é financiado pelo ISC, proporcionou aos professores de Química a elaboração de propostas de pesquisa científica possíveis de serem executadas em parceria com estudantes do Ensino Médio, bolsistas de Iniciação Científica-Junior. Assim, a proposta denominada “Casos Investigativos em aula de Química na Educação Básica: como combater o Negacionismo Científico nas escolas?” foi o único projeto de Minas Gerais contemplado e conta com três estudantes do 2º Ano do Ensino Médio que desenvolvem as ações de pesquisa em uma escola pública estadual periférica, uma licencianda em Química, o docente de Química da escola contemplada e uma professora da área de Educação Química do Ensino Superior, constituindo juntos em uma comunidade aprendente que busca desenvolver pesquisa científica no chão da escola. O projeto iniciou em fevereiro de 2022 e vem até o momento atual discutindo as fake news que perpassam pelo universo científico e suas implicações na aprendizagem dos indivíduos e na sociedade. As bolsistas implementaram um questionário estruturado a todas as turmas de Ensino Fundamental e Médio da escola e estão mapeando os resultados que até o momento indicam para a fragilidade nos conceitos científicos dos estudantes e a importância de desmistificar informações falsas que circulam nas mídias sociais. Após essa etapa inicial, as estudantes juntamente com os demais integrantes do núcleo de pesquisa, elaborarão casos investigativos que auxiliem a comunidade escolar a discutir sobre as informações científicas que levem a conclusões verídicas e confiáveis. As ações desenvolvidas pelo grupo até o presente momento demonstram a importância de levarmos pesquisas para a escola de forma que elas auxiliem na aprendizagem dos discentes e proponham situações investigativas, incentivando-os a se posicionarem e a discutirem propostas que ajudem a combater as inúmeras fake news que estão disseminadas na sociedade.
Palavras-chave Química na Prática, Pesquisa Científica, Educação Básica.
Forma de apresentação..... Vídeo
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