Resumo |
A pesquisa científica é uma área que precisa ser cada vez mais debatida desde a Educação Básica, a fim de inserir os estudantes nos preceitos da Alfabetização Científica para que consigam consolidar habilidades que os ajudem a tomar posições conscientes e pautadas em informações verdadeiras. Partindo desse pressuposto, foi elaborado um projeto em parceria com o Instituto Sua Ciência (ISC) que visa incentivar a pesquisa científica enquanto princípio pedagógico e indissociável para uma formação crítica e reflexiva. O projeto, que faz parte do Edital do Química na Prática e é financiado pelo ISC, proporcionou aos professores de Química a elaboração de propostas de pesquisa científica possíveis de serem executadas em parceria com estudantes do Ensino Médio, bolsistas de Iniciação Científica-Junior. Assim, a proposta denominada “Casos Investigativos em aula de Química na Educação Básica: como combater o Negacionismo Científico nas escolas?” foi o único projeto de Minas Gerais contemplado e conta com três estudantes do 2º Ano do Ensino Médio que desenvolvem as ações de pesquisa em uma escola pública estadual periférica, uma licencianda em Química, o docente de Química da escola contemplada e uma professora da área de Educação Química do Ensino Superior, constituindo juntos em uma comunidade aprendente que busca desenvolver pesquisa científica no chão da escola. O projeto iniciou em fevereiro de 2022 e vem até o momento atual discutindo as fake news que perpassam pelo universo científico e suas implicações na aprendizagem dos indivíduos e na sociedade. As bolsistas implementaram um questionário estruturado a todas as turmas de Ensino Fundamental e Médio da escola e estão mapeando os resultados que até o momento indicam para a fragilidade nos conceitos científicos dos estudantes e a importância de desmistificar informações falsas que circulam nas mídias sociais. Após essa etapa inicial, as estudantes juntamente com os demais integrantes do núcleo de pesquisa, elaborarão casos investigativos que auxiliem a comunidade escolar a discutir sobre as informações científicas que levem a conclusões verídicas e confiáveis. As ações desenvolvidas pelo grupo até o presente momento demonstram a importância de levarmos pesquisas para a escola de forma que elas auxiliem na aprendizagem dos discentes e proponham situações investigativas, incentivando-os a se posicionarem e a discutirem propostas que ajudem a combater as inúmeras fake news que estão disseminadas na sociedade. |